O que é Lawtech e como esse tipo de empresa funciona?
Já faz algum tempo que os avanços tecnológicos vêm revolucionando a forma como trabalhamos, inclusive no âmbito jurídico, que é considerado um dos mais tradicionais do mercado de trabalho. Dentre as inovações dessa área, está o surgimento das Lawtechs, empresas disruptivas que estão transformando o dia a dia dos advogados. Mas, afinal, você sabe o que é Lawtech e como esse tipo de empresa funciona? Continue a leitura para descobrir!
O que é Lawtech?
O termo Lawtech é usado para denominar startups de tecnologia que desenvolvem produtos ou serviços voltados ao mercado jurídico. É a junção das palavras law (advocacia) e technology (tecnologia).
Esse tipo de empresa costuma ter modelo de negócios escalável e cultura voltada para a inovação. O principal objetivo das Lawtechs é modernizar e descomplicar serviços jurídicos, os tornando mais ágeis e menos burocráticos.
Qual é a diferença entre Lawtech e Legaltech?
Apesar de muitas pessoas acharem que Legaltech e Lawtech têm o mesmo significado, os termos representam segmentos diferentes. Legaltechs são empresas que oferecem produtos e serviços para otimizar a eficiência dos escritórios ou departamentos jurídicos, ou seja, serviços destinados a advogados.
Por outro lado, as Lawtechs oferecem produtos e serviços destinados às pessoas e empresas que precisam de algum tipo de consultoria jurídica. Vale lembrar que isso não significa que as máquinas e softwares vão tirar o emprego dos advogados.
Na realidade, o objetivo desse tipo de tecnologia é otimizar o dia a dia dos profissionais, reduzindo os trabalhos operacionais e burocráticos que costumam tomar muito tempo. Além disso, é papel do advogado olhar a tecnologia com o senso da moral e ética.
Como é o mercado de Lawtechs no Brasil?
Apesar do segmento ser relativamente novo, o mercado de Lawtechs no Brasil é bastante amplo e até mesmo conta com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).
As Lawtechs e Legaltechs brasileiras atuam em diversos setores, como educação, compliance, monitoramento de dados públicos, resolução de conflitos on-line, automação, gestão de escritórios, taxtech (consultoria relacionada a impostos) e redes de profissionais.
Essas empresas vêm se destacando no mercado e oferecendo ótimas oportunidades para quem trabalha na área do Direito e da Tecnologia.
Como trabalhar em uma Lawtech?
Gostou de saber o que é Lawtech e quer trabalhar na área? Então, se prepare, porque as oportunidades são ótimas, mas exigem bastante conhecimento! Há vagas para advogados em todos os níveis, de estágio a sênior. Além disso, o setor busca desenvolvedores, especialistas em Ciência de Dados e profissionais de Marketing e Vendas.
Para ingressar no mercado das Lawtechs, além de ter uma graduação relacionada à área, como Direito ou Engenharia de Computação, é interessante buscar conhecimento sobre Data Science e empreendedorismo. Falar uma segunda língua, como inglês ou espanhol, também é bastante importante, pois as startups costumam receber investimentos de empresas estrangeiras.
Por fim, é importante lembrar que, para atuar nessa área, é preciso ser um profissional dinâmico, flexível e que está sempre buscando se atualizar. Afinal, a tecnologia está em constante transformação.
Agora que você já sabe o que é Lawtech e qual é o perfil dos profissionais que atuam na área, aproveite para ler o nosso post com as 5 tendências do Direito que todo futuro advogado precisa conhecer.