Gestão e liderança: entenda o que é e qual sua importância
Será que gestão e liderança são a mesma coisa?
Podemos te adiantar que não é e preparamos este artigo justamente para que entenda melhor a diferença entre as duas ações e como executadas juntas fazem toda a diferença. Continue lendo e saiba mais.
Qual a diferença entre gestão e liderança?
No universo corporativo é bastante comum que as pessoas tenham dúvidas se há diferença entre gestão e liderança. Estas dúvidas são bastante compreensíveis quando paramos para pensar que todo gestor deveria ser um bom líder e que todo líder deveria ser um bom gestor.
No entanto, estas duas funções não são a mesma coisa e nem sempre caminham lado a lado.
O termo gestão é definido como o ato ou efeito de gerir, a administração ou a gerência efetivamente. Já o termo liderar tem como significado a ação de proceder como ou ocupar a posição de líder.
A função de um líder tem como principal foco ajudar as pessoas a entenderem as diretrizes e metas estabelecidas pela empresa e guiá-las no caminho que as levará a alcançar essas metas e até mesmo superá-las.
Seu foco está nas pessoas ou colaboradores de sua equipe e em potencializar seus talentos, trabalhando com a cultura e a visão empresarial.
O gestor tem como principal função oferecer apoio para que as equipes e seus líderes executem o que é necessário para chegar ao objetivo. Seu foco são os processos, priorizar as atividades e trabalhar com metas.
Então, como as duas funções se relacionam no meio empresarial? É o que explicaremos a seguir.
Como gestão e liderança se relacionam no meio empresarial ou corporativo
Hoje, ser apenas um líder ou apenas um gestor já não tem sido o suficiente. Para gerir bem uma empresa é preciso saber liderar, lidar com pessoas, resolver conflitos e saber se comunicar.
Para liderar pessoas e processos é necessário saber fazer a gestão do tempo, das necessidades e dos resultados e realizar a gestão de pessoas.
Imagine que o principal gestor dos negócios de uma organização tenha um perfil que seja antagonista ao perfil das equipes com as quais trabalha. Estas equipes são competentes e ele não pode simplesmente demiti-las. Então, como a situação poderia ser resolvida?
Aprendendo a gerir e contornar as divergências até chegar a um denominador comum que, nesse caso, seria o resultado esperado e bom para todos.
Uma gestão com liderança falha, assim como uma liderança com gestão falha, pode comprometer resultados financeiros, satisfação dos clientes e aumentar a rotatividade de colaboradores, algo que nunca é um bom sinal.
Assim, é possível dizer que para o sucesso de um negócio as ações de gerir e liderar devem estar relacionadas e em perfeita sintonia.
Por que adquirir conhecimento em gestão e liderança?
Se na sua trajetória profissional você tiver a pretensão de se tornar um líder dentro da sua área de atuação ou alcançar cargos importantes como o de um gestor, será necessário se capacitar para isso.
Para algumas pessoas a liderança é algo natural, para outras nem tanto. No entanto, não nascer com o dom da liderança não impede, em hipótese alguma, que aqueles que almejam essa posição se dediquem e, com um bom curso e orientação, adquiram essa habilidade e a potencializem continuamente.
Mesmo para as pessoas em que a liderança é algo natural, ela pode ser aperfeiçoada com ferramentas e técnicas consagradas
Dessa forma, escolher uma instituição que ofereça cursos e conteúdos atualizados com bons professores é fundamental para alcançar esse objetivo.
Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa oferecemos um excelente curso superior em Administração, assim como ótimos cursos de MBA e Pós-graduação relacionados à gestão.
Confira em nosso site e se matricule hoje mesmo.