Gestão de agronegócio: o que é e por que fazer um MBA
Atualmente, o agronegócio é o setor que mais se destaca na economia brasileira, representando 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) total do país, de acordo com informações da Confederação da Agricultura e Agropecuária (CNA).
Com algo tão relevante assim é de se esperar que exista a necessidade de uma gestão e pessoas capacitadas para realizá-la.
Para este artigo, trouxemos informações que irão te ajudar a compreender este tema, sua importância e o papel de um gestor do agronegócio.
Afinal, o que é gestão de agronegócio?
Por definição, o agronegócio é um conjunto de atividades econômicas derivadas ou relacionadas às produções agrícolas e o que é comercializado .
Com uma presença bastante frequente no dia a dia das pessoas, tem grande impacto nos mais variados setores do nosso mercado e uma das principais bases das cadeias de suprimentos.
A gestão de atividades do agronegócio é a ação que contribui para aumentar a eficiência de produção e sustentabilidade, com as principais técnicas de gerenciamento e comercialização.
Este tipo de gestão é um dos muitos ramos da Administração e realiza uma importante implementação e controle de processos, recursos e departamento pessoal relacionados às atividades rurais.
Sabendo o que é a gestão, fica o questionamento: qual é, então, exatamente o papel do gestor? Quais são suas demandas e responsabilidades?
O que faz um gestor de agronegócio?
Como administrador, é dele a tarefa e responsabilidade de tomar conta de toda cadeia produtiva do segmento agrícola e agropecuário.
Tal atividade inclui ajudar a estabelecer e colocar em prática os objetivos organizacionais, avaliar e otimizar os custos, desenvolver a mão de obra, cuidar de assuntos relacionados às matérias primas para que o produto final não perca qualidade, aumentar a produtividade, além de promover melhorias no setor logístico.
As etapas de planejamento, das negociações e distribuição de tudo que foi produzido nas fazendas administradas pela empresa para a qual presta serviço também fazem parte de suas principais funções.
Pode exercer sua profissão tanto no setor público, quanto no setor privado, empresas agroindustriais, varejo de alimentos e até organizações rurais.
Por que fazer um MBA em gestão de agronegócio?
Como um dos setores que mais aquecem a economia brasileira, possui uma crucial importância não apenas para o setor econômico, mas para o desenvolvimento humano como um todo.
O agronegócio e sua gestão, na era em que vivemos, se tornaram sinônimos de inovação e tecnologia, pois é um dos setores que mais investe nas novas tendências que podem aprimorar seus processos.
Hoje, o agronegócio usa desde sistemas de inteligência artificial, até sistemas de automação que viabilizem toda a operação.
No entanto, inovação e tecnologia só cumprem seu papel e utilidade quando existem profissionais com qualificação para realizar sua aplicação.
Um MBA em Gestão de Agronegócios oferece uma base completa para conhecer e entender que este setor tem diversas características e desdobramentos, ajuda o estudante a sintetizar as informações necessárias para atender às demandas do mercado de trabalho e melhora suas chances de uma rápida inserção nele.
O conhecimento neste tipo de gestão dá ao profissional vantagens como:
- Protagonismo;
- Versatilidade de carreira;
- Notoriedade no setor;
- Remuneração acima da média.
Além disso, está entre os cursos mais promissores até 2025.
Não perca tempo, comece hoje mesmo seu MBA na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa e conquiste o quanto antes uma carreira de sucesso.