7 filmes sobre Direito que todo futuro advogado deveria assistir
Gosta de cinema e tem o sonho de ser um advogado? Pois temos uma ótima notícia: não faltam filmes sobre Direito que você pode assistir não só para se entreter, mas também para conhecer mais sobre o universo da performance jurídica, ficar por dentro dos desafios e dilemas da profissão, aprofundar-se nos conteúdos abordados na graduação e entender melhor a criação e a interpretação das leis, entre outros tópicos.
Pensando nisso, montamos uma lista com nada mais, nada menos, que sete longas para você conferir e ter uma imersão nessa área tão diversa e instigante. Acompanhe!
1. A Firma
O primeiro da nossa lista de filmes sobre Direito é A Firma. No longa, é mostrado um recém-formado do curso de Direito que consegue um trabalho em um escritório de advocacia nos EUA. Enquanto tenta crescer na carreira e ganhar renome no mercado, ele se vê diante de uma situação que não esperava: a firma onde atua está sendo investigada por diversos crimes, desde lavagem de dinheiro até homicídios.
Para provar que não está envolvido no esquema de corrupção do local e entender melhor como foi parar no meio dessa confusão, ele começa a investigar e reunir provas por conta própria para montar o maior e mais polêmico caso dos Estados Unidos.
2. Minority Report
Em Minority Report, somos apresentados a uma nova realidade: a tecnologia evoluiu tanto que já é possível prever quando os crimes ocorrerão e, de quebra, ainda identificar os responsáveis por eles. Por conta disso, o sistema judiciário mudou, e as leis implementadas em tal distopia não visam mais o julgamento de suspeitos, mas sim a intervenção e a retaliação com antecedência de ações tidas como criminosas.
Contudo, o protagonista, que é um policial honrado e exemplar, acaba sendo apontado como o autor de um assassinato no futuro. Devido a isso, ele passa a ser caçado pelos colegas de profissão e se vê obrigado a lutar pela própria sobrevivência enquanto é acusado e sentenciado sem (ainda) ter feito nada. Em meio a tudo isso, resta ao policial tentar entender se o crime se realizará ou se ele foi incriminado por alguém.
3. 12 Homens e Uma Sentença
O filme 12 Homens e Uma Sentença não traz um bacharel de Direito no centro da narrativa. No lugar, ele aposta em um dos pontos mais relevantes em qualquer julgamento, mas que ainda assim costuma passar despercebido por quem não é da área: a atuação do júri dentro e fora do tribunal. Isso porque, como é sabido, convencer as pessoas que compõem o painel é o objetivo tanto da parte acusatória quanto da defesa do julgado.
Porém, como se dá a interação entre os componentes do júri? Como eles chegam ao veredito? É partindo dessas questões que a história se desenrola e surpreende o espectador com debates acalorados que podem determinar a vida e até mesmo a morte de um indivíduo.
4. As Duas Faces de Um Crime
Outra produção que vale a pena ser conferida é As Duas Faces de Um Crime, que aborda o trabalho de um advogado ao assumir a defesa de um jovem preso em flagrante. O motivo? Um assassinato com indícios de crueldade. O dilema é que o rapaz aparenta sofrer de um transtorno dissociativo de identidade e o verdadeiro responsável pelo crime é, supostamente, a outra personalidade dele.
Como defendê-lo juridicamente? Como sustentar a tese de problemas psiquiátricos em um caso assim? Esses são apenas alguns dos desafios mostrados no longa que conta com inúmeras reviravoltas antes do desfecho.
5. Advogado do Diabo
Em Advogado do Diabo, acompanhamos a mudança na carreira de um jovem bacharel em Direito que é contratado para atuar em Nova York na firma de advocacia de um influente e misterioso advogado. Movido pelo poder, o dinheiro e as vantagens que consegue à medida que cresce na empresa, ele não percebe que o chefe tem um objetivo sórdido: corrompê-lo.
É apenas quando a esposa dele começa a ter problemas psicoemocionais e a sofrer com ideação suicida, que ele percebe que está indo longe demais e nada é o que aparenta ser — a começar pelo próprio chefe.
6. O Juiz
No longa O Juiz, o espectador é apresentado a diferentes carreiras do Direito: a advocacia e a magistratura. No entanto, esse é apenas o pano de fundo da história que se concentra em um antigo e respeitado juiz, agora acusado de ter cometido um assassinato.
O problema é que ele tem Alzheimer — uma doença degenerativa que afeta, entre muitas coisas, a memória do paciente. Para salvar o pai afastado das atividades jurídicas, o filho, este um advogado, resolve assumir a defesa daquele, sem ter ideia das dificuldades e das controvérsias que enfrentará durante o processo.
7. O Poder e a Lei
Por fim, em O Poder e a Lei, acompanhamos a rotina de trabalho de um advogado especializado no Direito Penal — uma das muitas áreas do Direito —, que dedicou a carreira a defender pessoas responsáveis por delitos pequenos, devido a isso, elas querem sair impunes.
Porém, tudo muda quando ele assume um caso de tentativa de assassinato de grande repercussão em que o suspeito tem um longo histórico de envolvimento em homicídios. Disposto a corrigir os próprios erros e a impedir que um assassino fique solto, esse profissional entra em uma trama de gato e rato para fazer valer a lei e evitar que a família dele corra perigo.
Deu para ver que não faltam filmes sobre Direito e desafios que você terá ao longo da sua carreira enquanto profissional da área, não é mesmo? Por isso, programe-os para assisti-los no seu fim de semana e não deixe de tomar nota sobre o enredo e as questões jurídicas de cada um deles. Afinal, futuramente, eles podem render ótimos debates sobre o mercado de trabalho no Direito com os seus professores e colegas de curso.
E se gostou das nossas sugestões de longa, compartilhe-as nas suas redes sociais. Assim, você estimula seus amigos a fazerem o mesmo e, de quebra, recebe mais indicações de produções que tratam desse universo!