O que é Direito Empresarial e como trabalhar nessa área?
A graduação em Direito oferece ampla atuação. Dentre as opções mais promissoras está o Direito Empresarial, que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Neste post, vamos explicar o que é Direito Empresarial e quais são as características do advogado que atua na área. Confira!
Afinal, o que é Direito Empresarial?
O Direito Empresarial é o ramo do Direito Privado que estuda e regula as relações entre empresário, empresa e mercado. Assim sendo, podemos afirmar que o Direito Empresarial abrange o conjunto de normas e leis que estão ligadas à atividade de uma empresa, como normas trabalhistas, regulações ambientais e leis societárias e tributárias.
Esse campo é fundamental para a sustentação de uma empresa, uma vez que está totalmente ligado à prevenção de riscos. Afinal, práticas ilegais, mesmo que sem intenção, podem resultar em sanções, multas e até mesmo interdições. Por esse motivo, os profissionais com conhecimento em Direito Empresarial são extremamente valorizados no mercado de trabalho.
Como é a carreira em Direito Empresarial
O papel do advogado que atua na área de Direito Empresarial é preservar a honestidade e a justiça, com o objetivo de manter uma relação harmônica entre todos aqueles que fazem parte do universo de uma corporação, seja com o meio ambiente ou ainda com sócios, consumidores, funcionários ou concorrentes.
Isso requer uma visão ampla e generalista das Ciências Jurídicas, já que o Direito Empresarial engloba áreas como Direito Civil, Trabalhista, Tributário, Societário, Administrativo, Econômico, Financeiro e Ambiental.
Mesmo em momentos de crise econômica, há grande demanda por advogados empresariais. Isso porque empresas de todos os portes e setores precisam constantemente de assessoria nessa área, seja para analisar contratos, acompanhar audiências, prever riscos ou executar processos de falência.
Principais áreas de atuação
Como falamos, o Direito Empresarial é bastante vasto, podendo ser aplicado em diferentes áreas, todas elas relacionadas a algum aspecto da atividade empresarial. Abaixo, listamos as três principais.
Direito Societário
Como o nome diz, o Direito Societário regula a formação e extinção de sociedades, bem como a relação entre os sócios. O advogado que trabalha nessa área oferece orientação jurídica sobre os tipos societários, estabelece acordos entre sócios e atua em operações de incorporação, cisão ou fusão de empresas.
Direito de Propriedade Industrial
O papel do advogado que atua na área de Direito de Propriedade Industrial é garantir aos autores de inventos o privilégio da sua utilização, bem como a proteção à propriedade das marcas, por meio do registro de patentes. Em um mercado extremamente competitivo, é fundamental assegurar a propriedade industrial de uma organização, a fim de gerar vantagem competitiva.
Direito Falimentar
O Direito Falimentar é um dos ramos do Direito Empresarial que mais ganham destaque em momentos de crise econômica. A área apoia empresas que estão passando por dificuldade financeira, com o objetivo de evitar a decretação de falência, por meio da elaboração de um plano de recuperação. Quando isso não é possível, o advogado pode prestar assessoria no encerramento das atividades empresariais e liquidação dos ativos para quitar débitos.
Principais competências do advogado empresarial
Para se destacar na área de Direito Empresarial é preciso se dedicar bastante aos estudos. O primeiro passo para se tornar um advogado empresarial é fazer a graduação em Direito e, posteriormente, a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para poder exercer a profissão. Investir em um curso de pós-graduação também abrirá muitas portas.
Veja as características do advogado empresarial:
- conhecimento aprofundado sobre Direito Empresarial;
- conhecimento em Gestão de Negócios e Finanças;
- visão estratégica;
- comunicação efetiva;
- habilidade de negociação;
- habilidade para identificar e gerenciar riscos;
- criatividade na resolução de problemas;
- comportamento ético.
Gostou de aprender sobre Direito Empresarial? Aproveite para saber mais sobre a graduação em Direito no nosso post “Saiba por que fazer Direito pode ser a escolha certa para você”.