Direito
   
Dicas para calouros de Direito

5 dicas para calouros de Direito

Ao ingressar no curso de Direito, o estudante se depara com um grande volume de informações e desafios. De fato, o início da graduação é um momento único, repleto de novidades e empolgação, mas também exige bastante comprometimento. Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas para calouros de Direito que desejam se destacar e conquistar os melhores resultados no curso. Confira!

Como é a faculdade de Direito?

A graduação em Direito é um curso de bacharelado que tem 10 semestres de duração. Esse é o primeiro passo para quem deseja advogar ou seguir uma carreira pública , como delegado, promotor ou juiz, por exemplo. 

O curso está inserido no ramo das Ciências Humanas e, durante os primeiros semestres, conta com disciplinas teóricas com aspectos didáticos e filosóficos, como Filosofia e Ética, Ciência Política e História do Direito. Além disso, o estudante tem contato com matérias que abordam a profissão, como Introdução ao Direito e Estrutura da Justiça.

Nos semestres seguintes, os universitários passam a conhecer as diferentes áreas de atuação do Direito, como Direito Civil, Direito Penal, Direito Empresarial e Direito Constitucional. O conteúdo é abordado em aulas teóricas e atividades práticas que desenvolvem a capacidade de argumentação e oratória.  

5 dicas para quem está começando o curso de Direito

Se você escolheu fazer Direito e quer aproveitar o melhor da graduação, confira 5 dicas para manter a organização e adquirir mais conhecimento. 

1. Trace suas metas e objetivos

É bastante comum que estudantes que estão começando a graduação ainda não saibam qual área do Direito seguir ou quais rumos desejam tomar na carreira. Ainda assim, é importante traçar suas metas e como alcançá-las. No início, você poderá listar objetivos de curto e médio prazo, como conseguir um estágio. Posteriormente, com mais conhecimento sobre a área, suas metas se tornarão mais objetivas, como ingressar em uma determinada empresa ou passar em um concurso público.

2. Faça um plano de estudos

Manter a organização é um passo fundamental para quem deseja se destacar durante a graduação em Direito. Afinal, você terá muitos conteúdos diferentes para estudar e precisará se adaptar à rotina da faculdade. Por isso, é indicado fazer um plano de estudos para seguir uma programação bem definida e não esquecer de tarefas importantes. 

Ao criar o seu plano de estudos, não esqueça de incluir:

  • dias da semana e horários nos quais você pretende estudar;
  • matérias e assuntos que serão estudados, priorizando aqueles que são mais urgentes;
  • datas importantes, como dias de provas ou entrega de trabalhos; 
  • períodos para descanso e lazer.

3. Leia sobre Direito 

Você já deve ter escutado que estudantes de Direito precisam ler muito, não é mesmo? De fato, a área exige bastante leitura desde o início da graduação. Nesse ponto, nossa dica é não se limitar aos livros e materiais acadêmicos. Procure ler obras que explorem a temática jurídica por diferentes pontos de vista. Existem diversos livros sobre Direito que podem enriquecer o seu repertório para os estudos.

4. Assista séries e documentários 

A área jurídica costuma ser bastante explorada em produções audiovisuais, como documentários sobre casos que ganharam grande visibilidade e séries sobre escritórios de advocacia. 

Assistir séries sobre Direito é uma ótima maneira de aliar lazer e estudo. Afinal, você poderá refletir sobre a temática e ganhar mais familiaridade com termos jurídicos.   

5. Participe de palestras e eventos

Aproveite todas as oportunidades de participar de eventos voltados à área jurídica, como palestras, workshops, aulas livres e atividades extracurriculares. Além de adquirir conhecimentos valiosos para sua carreira, você poderá ampliar o seu network, conhecendo profissionais e estudantes que têm interesses parecidos com os seus.  

Gostou de conhecer nossas 5 dicas para calouros de Direito? Aproveite para ler sobre o curso de Direito da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, que possui matriz curricular voltada à inovação. 

Shares: