4 dicas de finanças para futuros universitários
Conquistar o diploma da graduação é um sonho comum entre muitos brasileiros. Afinal, a capacitação profissional proporciona melhores oportunidades e salários. De acordo com o relatório Education at a Glance, da OCDE, os brasileiros formados no Ensino Superior ganham, em média, 140% mais do que aqueles que cursaram apenas o Ensino Médio.
Por outro lado, a falta de organização financeira pode inviabilizar a conclusão do curso superior. Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas de finanças para futuros universitários. Confira!
Organização financeira para universitários
A educação financeira visa preparar o indivíduo para administrar seus rendimentos, por meio do consumo consciente e da organização dos seus investimentos. Muitas instituições de ensino já incluem esse tema em seus currículos, mas a educação financeira ainda enfrenta desafios no Brasil.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, 46% dos brasileiros não fazem controle financeiro. Dentre os que fazem, 29% utilizam a memória para gerir suas finanças, o que é considerado um método bastante inseguro. Esse comportamento acaba refletindo no endividamento da população.
A organização é fundamental para manter a saúde financeira em qualquer fase da vida, principalmente durante a faculdade. Afinal, ninguém quer começar a vida profissional com dívidas, não é mesmo? Confira nossas dicas!
1. Organize seu orçamento
O primeiro passo para manter a organização financeira durante a faculdade é fazer uma planilha com todas suas informações sobre seus rendimentos e gastos. Inclua sua renda, suas despesas fixas e também as variáveis. Com essas informações em mãos, você conseguirá fazer projeções para os próximos meses e se preparar para realizar seus objetivos.
2. Faça um planejamento
O segundo passo é refletir sobre suas prioridades, criando um planejamento com metas realistas de curto, médio e longo prazo. Vale ressaltar que essas metas devem ser específicas. Por exemplo, ao invés de escrever “juntar dinheiro”, escreva “guardar R$ 2000,00 até o final do ano para fazer um curso livre”.
3. Crie uma reserva financeira
Sabemos que imprevistos podem acontecer, não é mesmo? Por isso, é muito importante criar uma reserva financeira para cobrir gastos inesperados. Segundo especialistas, o ideal é manter uma poupança com o valor que cubra suas despesas por três meses. Juntar essa quantia pode ser a sua primeira meta rumo à organização financeira.
4. Corte gastos dispensáveis
Um dos principais erros de quem pretende organizar a vida financeira é não considerar pequenos gastos supérfluos, como cafezinhos, assinaturas de streams, festas e comprinhas na internet.
Ao colocar todos esses itens na ponta do lápis, podemos chegar a valores altos. Portanto, priorize seus objetivos e consuma de forma consciente, deixando o desperdício para trás.
5. Busque formas de ampliar sua renda
Existem formas criativas de aumentar a renda e tornar o seu orçamento mensal um pouco mais confortável. Uma boa dica é buscar um estágio remunerado. Também é possível empreender durante a faculdade, oferecendo aulas de inglês, vendendo livros e materiais que você não usa mais ou até mesmo criando produtos artesanais.
Gostou das nossas dicas de finanças para universitários? Então, aproveite para fazer o download gratuito do nosso guia com 10 passos para organizar as finanças pessoais.