Mercado de Trabalho
   
Cursos de Humanas

Descubra se os cursos de Humanas são a opção certa para você

O primeiro passo para escolher uma profissão é identificar a área do conhecimento com a qual você tem mais afinidade. Caso os seus interesses, as suas habilidades e as suas competências estejam mais alinhados às Ciências Humanas, continuar a leitura poderá ajudá-lo a definir qual é a carreira certa para você.

Nesse conteúdo, nós apresentamos os principais cursos de graduação que pertencem a esse campo de estudo e ainda compartilhamos algumas dicas que poderão auxiliá-lo na escolha de carreira. Saiba mais a seguir!

Quais são as principais particularidades da área de Ciências Humanas?

Todas as áreas do conhecimento têm aspectos particulares que precisam ser levados em consideração durante o processo de escolha de profissão. “As Ciências Humanas contam com uma vasta gama de cursos, o que contribui para que o perfil de estudantes dessa área seja muito diverso.

Mas, em geral, eles tendem a demonstrar uma grande curiosidade em relação a questões ligadas à interação entre os seres humanos e entre os grupos de pessoas”, afirma Thomas Wisiak, coordenador de Filosofia, História e Sociologia do Colégio Etapa.

“Por isso, ao longo da graduação, esses universitários costumam debater sobre a arte, a cultura, a economia, a política e a sociedade, o que envolve o armazenamento e a circulação da informação, a questão da estética, a gestão de recursos, a organização do Estado e os processos de ensino e de aprendizagem, por exemplo”, completa Wisiak.

“O gosto pela leitura também é uma característica comum entre esses candidatos. Lembro-me que, durante a graduação, eu não media a carga de leitura por número de obras, mas sim em centímetros. Era muita coisa! Então se não gosta de ler, os cursos de Humanas não são para você”, destaca Fernando Jardim, coordenador do Núcleo de Criatividade Aplicada da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

“Saber fazer uma análise crítica das leituras, assim como ter uma boa percepção interpessoal e disciplina de pensamento, também é fundamental, uma vez que essas habilidades ajudam os estudantes a entenderem as entrelinhas dos textos e a testarem hipóteses por meio da aplicação de metodologias científicas. Vale destacar que esse campo de estudo também conta com graduações mais aplicadas às Ciências, como a Antropologia, a Geografia e a Sociologia, as quais exigem pesquisa de campo, interação com outras pessoas e coleta de materiais”, acrescenta Jardim.

Quais são os principais cursos de Humanas?

Essa área do conhecimento conta com uma lista de cursos bastante diversa, que vai desde o Direito até as graduações de Ciências Econômicas. “Sim! A Economia é uma Ciência Humana. Apesar de utilizarem computadores e modelos matemáticos, os economistas são humanistas, pois, afinal de contas, quem produz, vende, compra e consome são as pessoas”, explica Jardim.

A Administração também se enquadra nesse quesito, uma vez que seus bacharéis são responsáveis por gerenciar os recursos humanos de uma empresa, elaborando estratégias para otimizar os processos, reduzir custos, melhorar o desempenho e aumentar a produtividade do negócio.

Outras opções de cursos nessa área possuem um perfil mais científico. “Temos, por exemplo, a Antropologia, que estuda as culturas; a Ciência Política, que investiga o fenômeno do poder; a Geografia, que estuda a organização humana do espaço; a História, que explora o passado humano; e a Psicologia, que estuda o comportamento e as relações do ser humano”, declara Jardim.

“Entre as carreiras mais tradicionais de Humanas, podemos citar: Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Letras, Publicidade e Propaganda e, ainda, Relações Públicas. Além disso, esse campo de estudo também conta com algumas opções mais recentes, como Audiovisual, Gastronomia, Gestão da Informação, Recursos Humanos e Relações Internacionais. Por último, vale destacar os cursos ligados às Artes, como Dança, Música e Teatro”, expõe Wisiak.

Como os estudantes podem escolher a profissão certa?

A ampla gama de opções disponíveis pode deixar muitos vestibulandos em dúvida sobre qual carreira seguir. Nesse sentido, uma dica é conhecer seus interesses, suas habilidades e suas competências.

“O autoconhecimento é fundamental para que os estudantes não confundam um simples hobby com aquilo que pode vir a ser, de fato, uma atuação profissional. Além disso, eles devem analisar se desejam seguir uma profissão tradicional ou se buscam uma carreira inovadora, com cursos criados recentemente. Em seguida, eles podem entrar em contato com universitários e profissionais para entender como é cada formação e quais são as possibilidades no mercado de trabalho”, sugere Wisiak.

O processo de autoavaliação também envolve responder a algumas perguntas sobre si mesmo. “Você gosta de ler? Tem curiosidade em saber mais sobre as pessoas e a sociedade? Gosta de analisar os indivíduos e seus grupos, os fluxos de riqueza, as normas pactuadas, o passado das culturas ou as relações de poder? Responder a essas questões poderá ajudá-lo a ter um norte sobre qual profissão seguir. Outra dica é procurar assistir às aulas do curso de seu interesse como ouvinte”, indica Jardim.

“Vale destacar que os estudantes podem mudar de carreira ao longo da vida profissional. Eles podem lecionar, pesquisar ou se voltar mais para o mercado de trabalho, atuando até mesmo em outras áreas, como Ciências de Dados e Marketing, uma vez que os cursos de Ciências Humanas oferecem uma visão singular da realidade, que pode contribuir para o avanço do conhecimento de diferentes campos”, finaliza Jardim.

Esperamos que essas informações sobre as carreiras de Humanas te ajudem na escolha da profissão. Tem alguma dúvida particular sobre os cursos do seu interesse? Os alunos do Colégio Etapa contam com apoio total para tomar a decisão certa.

Já os alunos da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa podem cursar Administração, Direito ou Economia com um corpo docente de excelência e um currículo inovador. Acesse nossos sites para saber mais!

 

*Texto escrito em parceria com o Colégio Etapa.

Shares: