Como trabalhar em bancos e quais cursos fazer
Trabalhar em um banco é o sonho de muitas pessoas, pois é um emprego que costuma oferecer grandes vantagens, como bons salários e benefícios que podem incluir previdência, plano de saúde e etc.
Para entrar em um banco é realizado um processo seletivo, assim como em qualquer outro emprego, mas existem alguns tópicos importantes que os diferenciam dos processos seletivos tradicionais.
Você tem interesse em seguir essa carreira? Lendo este artigo você vai saber como conseguir e quais os cursos necessários para isto.
Como trabalhar em um banco
Trabalhar em um banco é, no geral, um ótimo caminho para fazer uma carreira segura, se destacar no mundo corporativo e conquistar uma independência financeira rara nos dias de hoje, além de uma série de benefícios que melhoram a qualidade de vida, como plano de saúde e vale alimentação.
Porém para conquistar uma vaga dentro de uma dessas empresas, é preciso muito estudo.
Infelizmente o mercado de trabalho está cada dia mais disputado e com isso os profissionais precisam estar cada vez mais informados e obter cada vez mais um maior grau de conhecimento para poder se destacar dentro da área escolhida.
Para trilhar esse caminho com maior chance de assertividade, alguns cursos específicos podem ajudar e muito, pois costumam ser os mais exigidos durante os processos seletivos.
Cursos que podem te ajudar a trabalhar em um banco
Não se engane: não são apenas cursos da área financeira que são requisitados para conseguir a tão sonhada vaga de emprego em um banco.
Como em qualquer grande empresa, existem diferentes departamentos e o bom funcionamento de todos eles é essencial para o funcionamento completo da engrenagem; assim, bons profissionais com as mais diversas formações são uma grande necessidade.
Confira a seguir quais graduações podem te ajudar a construir uma carreira como bancário:
1 . Ciências Contábeis
Os profissionais com formação em Ciências Contábeis são bastante disputados no mercado de trabalho e têm a responsabilidade de registrar todas as movimentações financeiras de uma empresa, como:
- Controlar receitas e despesas;
- Verificar impostos que devem ser pagos;
- Elaborar relatórios e fazer o balanço patrimonial.
Além disso, são também responsáveis por analisar as influências do ambiente econômico sobre as alterações patrimoniais e por produzir os conhecimentos em que se baseia o sistema gestor de uma instituição para planejar, organizar e executar ações financeiras.
O contador estabelece uma importante relação com a área de Compliance e com as entidades reguladoras; a contabilidade bancária tem peculiaridades que exigem um profissional competente para dar conta dos processos e das relações estabelecidas com as demais áreas.
Estes são motivos fortes que fazem com que todo banco necessite de um time de contadores.
2. Gestão Financeira
O curso de Gestão Financeira tem o objetivo de preparar e formar profissionais aptos para planejar a captação e o investimento de recursos, analisar demonstrativos financeiros, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa e tudo que diz respeito às finanças de uma empresa.
A profissão se baseia em um conjunto de processos, métodos e ações que permitem a uma empresa:
- Controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras;
- Fornecer as práticas e os recursos para que os profissionais especializados consigam analisar cenários e traçar metas.
3 . Sistemas de Informação
Atualmente os profissionais da área de Tecnologia de Informação (TI) ou ramos relacionados à computação têm sido cada vez mais requisitados pelos bancos e outras instituições financeiras.
Aqueles que trabalham nessa área profissional, podem trabalhar na administração do fluxo de informações que circula na rede de computadores do banco e no desenvolvimento e controle da segurança cibernética dos sistemas utilizados.
Outro ponto é que também podem criar programas de armazenamento e recuperação de dados de forma que as informações fiquem seguras e, ao mesmo tempo, fáceis de serem acessadas.
4 . Economia
O curso de Economia foca em formar profissionais que estejam aptos a gerir a parte financeira de uma empresa.
Para isso, o economista estuda o mercado para entender sobre os processos de distribuição de produtos e serviços para as organizações e para o consumidor final, além de questões macroeconômicas e internacionais.
Outra área no universo bancário que muitos profissionais de economia podem e costumam atuar é no ramo de Business Intelligence e Data Science.
Com tantas tarefas importantes possíveis de serem atribuídas, torna-se um profissional muito valioso para ocupar cargos estratégicos dentro dos bancos.
5. Direito
Pelo fato de lidarem com grandes quantias e diversos tipos de contratos, como os contratos com funcionários, com os correntistas, com contas jurídicas, processos de recuperação de crédito, ajuizamento de valores, ter advogados no time de colaboradores se torna fundamental.
A área de compliance, ou seja, dos processos internos que são definidos pelas organizações para estar de acordo com as leis externas, também necessita de funcionários formados em Direito atuando nela diretamente.
Tais razões e demandas fazem com que os bancos liderem a lista das empresas que mais investem em um departamento jurídico próprio e com isso surgem grandes oportunidades para os advogados e bacharéis.
6. Administração
Um profissional formado em Administração é mais do que necessário tanto para trabalhar no setor de Recursos Humanos dos bancos, quanto para a área de compliance.
Cursar administração abre um leque interessante de carreiras que podem ser seguidas, inclusive a carreira bancária.
Na ESEG – Faculdade do grupo Etapa, você encontra as melhores opções de cursos para seguir a carreira que desejar. Confira e faça sua matrícula hoje mesmo.