Dicas

Como melhorar a concentração nos estudos: confira 5 dicas

Descubra como melhorar a concentração nos estudos com as cinco dicas que compartilhamos nesse artigo.

Ser dedicado é fundamental para o sucesso acadêmico de qualquer estudante, mas manter o foco o tempo todo pode ser desafiador. Como, então, aumentar a concentração nos estudos? Neste artigo, nós compartilhamos cinco dicas que podem ajudar você. Continue a leitura para conferi-las!

5 dicas de como melhorar a concentração nos estudos

Muitos estudantes acreditam que a quantidade de horas dedicadas à preparação acadêmica vai, por si só, definir o quão bem-sucedidos eles serão nos vestibulares e na faculdade.

Mas passar horas estudando sem estar totalmente concentrado pode comprometer o desempenho de qualquer um.

Para garantir o sucesso acadêmico, a quantidade e a qualidade precisam caminhar lado a lado. Por isso, é fundamental manter-se o mais compenetrado possível durante os horários de estudo.

“Caso esse estágio de concentração total não seja atingido, existe o risco de os estudantes se lembrarem mais das distrações do que dos conteúdos estudados”, ressalta João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa

“Em contrapartida, com um foco maior, os períodos de estudo se tornam mais eficientes, o que, por sua vez, permite que os jovens tenham mais tempo para se dedicar a outras atividades”, explica Pablo Ganassim, professor da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

Quer saber como ter mais concentração nos estudos? Então continue a leitura para conferir as dicas que separamos especialmente para você.

1) Identifique e elimine as distrações

A concentração pode ser prejudicada tanto por armadilhas criadas pelo seu próprio cérebro quanto por fatores externos. É importante saber identificar quais são as distrações que mais afetam você e eliminá-las do seu ambiente de estudo.

“Barulhos e interrupções constantes, além do uso do celular durante os períodos de estudo, são algumas das distrações mais frequentes. Desligar o aparelho móvel ou deixá-lo em outro cômodo enquanto estiver estudando é uma medida simples que poderá ajudar a aumentar a atenção”, aconselha Pitoscio.

2) Organize o seu local de estudo

Preparar adequadamente um lugar para estudar também influencia na concentração. “É importante garantir que o ambiente seja confortável e silencioso, tenha uma iluminação e uma temperatura adequadas, além de todo o material necessário à mão”, afirma Ganassim.

3) Faça pequenas pausas

Realizar intervalos curtos durante os horários de estudo está entre os melhores métodos de estudo. Algumas dicas para manter a concentração é dividir o cronograma de estudos em pequenos períodos, de 30 minutos cada, seguidos por uma breve pausa, com 5 minutos de duração, por exemplo.

“Durante esse hiato, tomar um bom café também ajuda. Isso faz com que o cérebro entenda que, após um período de concentração total, ele será recompensando com algo que lhe dá prazer”, sugere Pitoscio.

4) Organize um plano de estudos

Quando se tem muitos conteúdos de diferentes disciplinas para estudar, é comum não saber ao certo como organizá-las. Montar um cronograma de estudos pode ajudar você a contornar essa situação.

“Mapeando a quantidade de horas disponíveis para estudar, além de definir metas de curto, médio e longo prazo, a tendência é que os estudantes desenvolvam mais consciência sobre a importância de seguir tal planejamento e, ainda, aprendam quais são as melhores estratégias para atingir os seus propósitos”, afirma Ganassim.

5) Cuide da sua saúde

O desempenho acadêmico está diretamente ligado à preparação física e mental. Por isso, é essencial adotar medidas que colaborem para a manutenção da saúde, como incluir momentos de descanso e de lazer na rotina de estudos.

“Praticar exercício físico contribui tanto para o aumento da capacidade cognitiva quanto para o controle do estresse e da ansiedade. Além disso, uma alimentação balanceada e boas noites de sono oferecem a energia necessária para que o cérebro mantenha a concentração total durante os horários de estudo”, elucida o professor da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

Gostou dessas dicas de como melhorar a concentração nos estudos? Então aproveite para conferir o artigo sobre como ter foco e disciplina nos estudos, publicado no Blog do Curso Etapa.

Nesse conteúdo, além de ter acesso a mais dicas, você poderá entender qual é a importância de desenvolver essas habilidades e descobrir quais são os erros mais cometidos por estudantes nesse processo. Confira!

Siga o Curso Etapa nas redes sociais:

*Texto escrito em parceria com o Curso Etapa.