Rotina de Estudos
   
Como estudar na reta final

Como estudar na reta final? Confira 5 dicas

Nas próximas semanas, tanto os vestibulandos quanto os universitários enfrentarão uma maratona de provas. Mas, afinal, qual é a melhor estratégia a ser tomada nesse período: aumentar, manter ou diminuir o ritmo de estudos?

“Os estudantes precisam ter em mente que a jornada acadêmica não terminou, pelo contrário, a reta final apenas indica que os exames estão chegando. Por isso, diminuir o ritmo de estudos nessa fase é uma opção a ser desconsiderada”, explica João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir algumas dicas de como estudar nesse período.

5 dicas de como estudar na reta final

1) Mantenha sua rotina de estudo

“Uma boa preparação tanto para os vestibulares quanto para os exames da faculdade só termina quando a última prova é realizada. Por isso, na reta final, os estudantes devem manter a rotina que vinham seguindo desde o início do ano, com um cronograma de estudos pré-definido. Fazer alterações radicais na rotina pode ser um grande erro, pois o corpo humano se acostuma com nossos hábitos, demorando a se adaptar às mudanças repentinas”, afirma Pitoscio.

2) Faça uma boa revisão

“Nessa reta final, os estudantes devem se dedicar à revisão dos principais tópicos estudados ao longo do ano. Para tanto, eles podem criar um calendário semanal para mapear esses conteúdos e organizar uma rotina que inclua a releitura da teoria e a resolução de exercícios – o que é ótimo para saber em quais pontos precisam melhorar e, assim, refinar a preparação”, indica Marcelo Dias, coordenador-geral da Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

3) Cuide da saúde

“De outubro a janeiro, a palavra de ordem para os vestibulandos é equilíbrio, considerando tanto a rotina de estudos quanto a preparação física e emocional para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Descuidar da alimentação e deixar de dormir para estudar, achando que essas horas o farão assimilar ou fixar os conteúdos, é contraindicado. Vale destacar que estudar é um processo contínuo que não se recupera em poucas horas”, aponta Dias.

“Já para os universitários, a reta final consiste na realização de provas e na entrega de trabalhos. É muito importante se organizar para não ficar sobrecarregado, dividindo as tarefas quando houver atividades em grupo, por exemplo”, complementa Dias.

4) Busque driblar a ansiedade

“Muitos estudantes se desesperam na reta final. Pensando nisso, uma dica é buscar apoio dos professores, da família e dos amigos, quando for necessário, para ajudá-lo a se acalmar e, assim, seguir a rotina de estudos”, sugere Dias.

“Desconsiderar as necessidades primárias de todo ser humano, como se alimentar corretamente, ter boas noites de sono e momentos de lazer, também pode levar os estudantes a terem um baixo desempenho na fase em que estar com um bom rendimento é de vital importância para o sucesso”, completa Pitoscio.

5) Tenha foco

“Achar que já se esforçou o suficiente e largar mão dos estudos é um dos principais erros cometidos pelos estudantes na reta final. Estudar é uma questão de hábito! Por isso, a melhor estratégia é seguir o cronograma de estudos, traçado no início da preparação, até o dia da prova. Para tanto, os estudantes devem se manter focados em suas metas para lembrar onde querem chegar e, assim, seguirem motivados”, conclui Pitoscio.

Gostou dessas dicas de como estudar na reta final? O Curso Etapa oferece uma revisão intensiva 100% on-line, com teoria na medida certa e muitos exercícios para os vestibulandos chegarem muito bem preparados no dia dos exames.

E os alunos da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa contam com apoio individualizado, acompanhamento acadêmico e todo o suporte na preparação para ingressar no mercado de trabalho. Quer saber mais? Então acesse nossos sites!

* Texto escrito em parceria com o Curso Etapa

Shares: