Como criar um perfil no LinkedIn?
Com mais de 50 milhões de usuários apenas no Brasil, o LinkedIn se destaca como a maior rede profissional do mundo. De acordo com dados divulgados pela plataforma, a comunidade brasileira é a quarta maior na rede, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
O LinkedIn pode ser uma excelente ferramenta para aqueles que estão buscando um estágio ou o primeiro emprego, além de ser útil para aqueles que desejam crescer profissionalmente, fazer novos negócios ou mudar de carreira.
Seja qual for o seu intuito ao ingressar na plataforma, é preciso prestar bastante atenção a alguns detalhes para manter o seu perfil atrativo. Pensando nisso, preparamos uma lista com o passo a passo para criar um perfil no LinkedIn. Confira!
Criando um perfil no LinkedIn
O primeiro passo para criar um perfil no LinkedIn é acessar a página de acesso da conta do LinkedIn e inserir o seu nome, sobrenome, e-mail e senha.
Vale ressaltar que, de acordo com o contrato do usuário do LinkedIn, você deve informar o seu nome verdadeiro. Além de ser proibido pelas diretrizes da plataforma, o uso de apelidos ou pseudônimos pode prejudicar a sua imagem profissional.
Depois de informar seus dados, clique em cadastre-se agora e conclua as demais etapas do perfil. Veja algumas dicas para se destacar.
1. Escolha a foto adequada
Dados divulgados pelo LinkedIn mostram que usuários com fotos de perfil podem receber até 21 vezes mais visualizações do que aqueles sem foto. Portanto, embora não seja obrigatório, inserir uma imagem de perfil é altamente recomendado.
Lembre-se de que o LinkedIn é uma plataforma profissional, que requer uma postura mais ponderada. Nesse ponto, escolha um retrato que mostre bem o seu rosto e evite fotos em festas, na praia ou com óculos escuros.
2. Insira o título de forma estratégica
O LinkedIn permite que os usuários incluam um título de até 120 caracteres, que aparecerá abaixo do seu nome. Esse título deve conter uma breve descrição da sua especialidade profissional.
Vale lembrar que é por meio dos termos (palavras-chaves) do título que os empregadores encontram os perfis no LinkedIn. Então, procure pensar em como o recrutador buscaria por um profissional como você.
Veja alguns exemplos de títulos:
- Estudante de Engenharia de Produção
- Administrador de Empresas | Especialista em Inteligência de Mercado
- Engenheira de Computação com foco em Inteligência Artificial
- Advogado especialista em Direito Ambiental
- Analista de Data Science
3. Seja sincero
Depois de inserir sua foto e título, será o momento de incluir as informações sobre experiência, formação acadêmica e certificados. Nesse ponto, a dica mais importante é: coloque informações verdadeiras.
É muito importante compreender que o LinkedIn é apenas o canal que pode iniciar o seu contato com os recrutadores das empresas. Durante as etapas do processo seletivo, você participará de entrevistas e dinâmicas, nas quais precisará comprovar seus conhecimentos. Caso os recrutadores percebam que você mentiu, sua imagem será prejudicada, inclusive para oportunidades futuras.
4. Crie alertas de vagas
É possível criar alertas no LinkedIn para se manter atualizado sobre as ofertas de emprego que são publicadas na plataforma todos os dias.
Assim, você receberá e-mails e notificações sempre que surgir uma vaga para profissionais com o seu perfil, na sua cidade ou na empresa em que você sempre quis trabalhar.
5. Construa sua imagem profissional
Ao criar um perfil, pergunte-se: qual mensagem eu quero transmitir aos meus contatos? A partir disso, faça publicações mostrando seus conhecimentos e habilidades, interaja com outros profissionais e compartilhe conteúdos com os quais você se identifica.
Você poderá comentar seus trabalhos acadêmicos ou publicar artigos sobre sua área de atuação, por exemplo.
6. Faça networking
Você sabia que boa parte das vagas são preenchidas a partir de indicações? Afinal, a confiança é um elemento decisivo no estabelecimento de qualquer parceria.
Por isso, é muito importante construir uma rede de contatos profissionais para dar início ao seu projeto de carreira. Essa prática é conhecida como networking, e o LinkedIn é a plataforma ideal para criar essas conexões.
Conecte-se às pessoas que têm os mesmo interesses que você, como estudantes, professores, palestrantes e profissionais da sua área.
7. Atente-se às notificações
Já imaginou perder uma oportunidade de emprego porque não viu a mensagem do recrutador?
Não esqueça de manter seus meios de contato atualizados para receber todas as mensagens e notificações referentes às vagas. Uma boa dica é baixar o aplicativo do LinkedIn no celular, para ter acesso a todas as funcionalidades com mais praticidade.
Agora que você já sabe como criar um perfil no LinkedIn, aproveite para fazer o download gratuito do nosso guia para preparar um currículo.