Business Analytics vs. Business Intelligence: entenda a diferença
Business analytics vs. Businesses Intelligence!
Você já deve ter ouvido falar em ambos os termos, mas você sabe o que significam e a diferença entre eles?
O avanço da tecnologia fez necessário que as empresas se atualizassem no modo de fazer negócios e aperfeiçoá-los, exigindo ferramentas e profissionais aptas a usá-las.
Para este artigo preparamos informações que vão esclarecer para você o que cada um representa dentro de uma empresa, a razão de não serem iguais e, portanto, porque um não poder substituir o outro.
O que é Business Analytics?
Business Analytics ou análise de negócios é um conceito criado para desenvolver as habilidades e competências de uma empresa, analisando a inteligência de negócio e, dessa forma, se adaptar à evolução da tecnologia.
A partir da análise de negócios tendo por base todos os dados que uma organização dispõe, é possível tomar uma decisão data-driven, ou seja, com base em um planejamento concreto, coleta e análise de informações, cruzando dados de fontes internas e externas.
O principal objetivo do Business Analytics é o fornecimento de informações que apontem de maneira clara o que motivou os acontecimentos analisados e propor etapas de solução a serem seguidas.
As etapas propostas têm seu foco em ações que podem ser colocadas em prática e não apenas em aspectos teóricos, esperando velocidade nos processos, otimização e entrega de resultados objetivos.
A aplicação das técnicas de BA possibilitam a elaboração de relatórios, com noções quantitativas e qualitativas sobre o que está sendo analisado.
O que é Business Intelligence?
Bem semelhante ao Business Analytics, o Business Intelligence consiste também na coleta, armazenamento, análise, tratamento e aplicação de dados, incluindo ferramentas, infraestrutura e aplicativos que permitem otimizar o desempenho de uma empresa.
É útil para ajudar os gestores no planejamento e estratégias quando ainda não há um ponto de partida; essencialmente é uma ferramenta que pode ser utilizada para estruturar um sistema de métricas.
As métricas estabelecidas pelo B.I dão oportunidades de insights sobre qualquer assunto que se refira aos negócios de uma empresa ou organização, como pesquisas de mercado, técnicas operacionais, processos de comunicação e estudo de público.
Enquanto processo, transforma e dá novo significado a um volume grande de informações sobre tópicos que se relacionem aos assuntos abordados para determinar e chegar a objetivos.
Business analytics vs. Business Intelligence: qual a diferença?
Apesar dos conceitos de ambas se confundirem, são ferramentas diferentes que desempenham individualmente um importante papel dentro de uma empresa.
O business intelligence, também conhecido como BI, abraça uma série de plataformas e soluções, tendo um foco principal voltado para a inteligência de negócios, ou seja, planejamento estratégico.
O business analytics é uma ferramenta mais focada em análise preditiva por meio da coleta e processamento de dados, permitindo construir modelos futuros de mercado, com uma análise bruta de dados e suas informações internas e externas.
Com o B.I. é possível definir como será realizada a coleta de dados, já com o BA os dados já foram coletados e são definidas as noções quantitativas e qualitativas.
Assim, a aplicação de um conceito não substitui e nem deve substituir o outro, pois são complementares para alcançar o sucesso dos negócios.
Um profissional que tenha amplos conhecimentos nas estratégias de Businesse Intelligence e Business Analytics tem grandes chances de conquistar um importante cargo dentro de uma empresa.
Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, oferecemos o curso de MBA voltado para a aplicação desses conhecimentos. Confira nossas ofertas e faça sua matrícula hoje mesmo.