Ensino Superior
   

Parcelamento estudantil: por que é uma ótima opção?

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, fazer uma faculdade não é nem mais uma questão de escolha: é uma verdadeira necessidade. O dilema para quem já sabe o que quer cursar acaba sendo como pagar os estudos. Nesse cenário, trabalhar para ajudar em casa e ainda viabilizar os estudos nem sempre é possível. Por isso, o financiamento estudantil é uma excelente opção que vai permitir que o tão sonhado diploma seja realidade.

Para quem não tem como pagar as mensalidades durante os anos de curso, o financiamento estudantil acaba sendo uma grande oportunidade. Porém, é preciso ficar atento ao escolher a modalidade que seja adequada ao seu perfil e proporcione flexibilidade (além dos benefícios), para que você não tenha problemas com o pagamento das parcelas posteriormente.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar algumas opções de parcelamento estudantil e as vantagens que ele possibilita para o sucesso profissional dos alunos. Desejamos uma boa leitura.

Financiamento estudantil: conheça as possibilidades

Muito se fala no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que é o custeamento das mensalidades possibilitado pelo governo federal. Porém, ele deixou de ser a única opção possível há bastante tempo, você sabia? A seguir, você fica por dentro de algumas alternativas que podem ajudar nessa caminhada.

Fies

Para estar apto a fazer seu financiamento pelo FIES, você precisa ter feito o ENEM a partir de 2010, tirado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, é preciso passar por uma seleção virtual no próprio site do Fies.

Desde 2018, o MEC mudou algumas regras para esse financiamento estudantil, que passa a ter três tipos. São eles:

Fies 1

Para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos e que moram em qualquer lugar do país, a taxa de juros do financiamento é zerada. São cerca de 100 mil vagas.

Fies 2

Caso a renda de sua família seja de até cinco salários mínimos e você viva no norte, nordeste ou centro-oeste do país, a taxa de juros de seu Fies será de 3% ao ano. Lembrando que há 150 mil vagas para esse financiamento.

Fies 3

Serve para estudantes de todo o Brasil com uma renda de até cinco salários mínimos. Aqui, a taxa de juros anual pode chegar a 6,5% ao ano.

Lembrando que o financiamento via Fies exige um contrato com a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Caso você não pague a dívida, seu nome vai parar na lista de inadimplentes do Serasa.

ESEG PRO

Este é o programa próprio da ESEG para parcelamento estudantil e é oferecido a todos os alunos que estiverem matriculados em curso de graduação da ESEG. É possível aderir ao programa a partir do segundo semestre do ano letivo e é válido durante todo o curso — sem que haja a necessidade de renovação periódica.

Uma das vantagens dessa opção é que não é requisitado fiador e não há parcelamento mínimo nem máximo, uma vez que a ESEG analisa os pedidos dos alunos individualmente — até porque cada estudante tem suas dificuldades específicas. Além disso, não há juros e, em cima do saldo parcelado, é calculado o reajuste anual das mensalidades.

Os benefícios em optar pelo financiamento

Conseguir um diploma de uma universidade é a maior das vantagens de fazer um financiamento, mas elas não param por aí. Abaixo, listamos os diferenciais que você encontra no ESEG PRO.

Possibilidade de crédito a juros zero

Quando o estudante considera a opção do financiamento estudantil, sua preocupação, muitas vezes, é com os juros incidentes nas parcelas — que podem elevar bastante o valor final a ser pago. No ESEG PRO, ele pode ficar mais tranquilo, uma vez que não há essa cobrança exorbitante. Para não dificultar a vida dele, as mensalidades passam apenas pelo reajuste anual, como informado anteriormente.

Não há exigência de comprovação de renda

Burocracias também fazem parte das preocupações que os estudantes têm com os financiamentos. É por isso que escolher um plano que não exige comprovação de renda faz bastante diferença. Em outras palavras, menos papelada e mais tempo para quem deseja ingressar na faculdade o quanto antes.

Parcelamento a perder de vista

No ESEG PRO, o pagamento da primeira parcela do financiamento tem seu início no mês seguinte à conclusão do curso, mesmo que o estudante ainda tenha pendências a serem entregues. Em outras palavras, ele tem bastante tempo para se planejar financeiramente e, quem sabe, conseguir juntar algum dinheiro para ficar tranquilo até encontrar a estabilidade profissional.

Não é necessário fiador

Conseguir um fiador também é uma das dificuldades ao se contratar alguns tipos de financiamento. Afinal, na maioria dos casos, isso envolve a reunião de documentações e restrições quanto à pessoa que ficará responsável por assegurar o pagamento das parcelas em dia — o que não acontece no ESEG PRO. Com esse programa, não há a necessidade de apresentar garantias financeiras, por ser um acordo entre a instituição de ensino e o estudante.

Antecipação de parcelas

Você fez o financiamento e, em determinado momento após a conclusão do curso, juntou um bom dinheiro para pagar diversas parcelas de uma vez? Então, contar com a possibilidade de antecipar o pagamento é uma ótima opção para liquidar mais rápido o montante.

Quando as condições de pagamento são flexíveis, então, o estudante consegue se planejar melhor financeiramente. No caso da ESEG, o financiamento considera na avaliação o desempenho acadêmico e assiduidade nas atividades do curso.

As variedades em parcelamento estudantil facilitaram demais a vida de quem quer estudar, mas não tem condições financeiras para custear as despesas de mensalidades. Agora é só pesquisar os tipos de financiamento e ver qual deles é o mais viável para o seu caso. Só não dá pra ficar sem um diploma de graduação, combinado? É ele que fará com que você desponte no mercado de trabalho e se destaque em relação à concorrência.

Quer entender sobre tipos de financiamento para estudantes e definir se é uma boa opção para você? Comece lendo sobre o ESEG PRO e veja todas as vantagens que ele oferece.

Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:

Shares: