Economia
   
economia ou contabilidade

Economia ou Contabilidade: entenda a diferença

Ter dúvidas sobre qual carreira seguir é muito comum, principalmente quando o estudante está dividido entre duas profissões que são relativamente parecidas. Quem se interessa por ciências humanas ou ciências exatas pode optar pelas graduações em Economia ou Contabilidade, que envolvem cálculos e análises financeiras. Porém, as áreas têm suas particularidades. Se você deseja escolher entre essas opções, continue a leitura!

Qual é a diferença entre Economia e Contabilidade?

graduação em Economia aborda temas da economia de forma global. Ou seja, como a sociedade produz, distribui e consome bens e serviços. São estudados conceitos de mercado financeiro, capitais, formação econômica, história, antropologia, análise de investimentos, desenvolvimento socioeconômico, entre outros.

Por outro lado, a graduação em Contabilidade aborda os fatos e atos econômico-financeiros de uma instituição, seja ela uma pessoa física, empresa ou organização. Durante a faculdade, os futuros contadores estudam as estruturas das demonstrações contábeis, administração financeira, análise de custos, análise tributária, teoria das organizações, auditoria entre outras. 

Ou seja, o economista realiza estudos e análises de mercado, considerando fatores como o comportamento da sociedade e as restrições de recursos. Enquanto o contador, ou contabilista, é responsável pelas rotinas contábeis de uma organização, elaborando balanços, relatórios e balancetes que são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores ou para o público externo (setor público, como a Receita Federal do Brasil, ou setor financeiro, quando da necessidade de financiamento por meio de bancos).

Áreas de atuação para economistas

A área de atuação para economistas é bastante ampla e promissora. Há ótimas oportunidades em empresas públicas, privadas e do terceiro setor, além, é claro, da possibilidade de empreender. Algumas áreas em alta para economistas são: mercado financeiro, perícia econômica, estudos de mercado e orientação financeira.

Áreas de atuação para contabilistas 

Os contadores têm papel fundamental em organizações de todos os portes e setores. Por isso, são bastante valorizados no mercado de trabalho. Além de atuar como funcionário de grandes empresas, o profissional pode trabalhar como consultor, auditor e até mesmo abrir o seu próprio escritório de contabilidade.  

Como escolher entre Contabilidade e Economia?

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas sobre qual profissão escolher, tente se imaginar trabalhando nessas áreas. 

Se você ama ciências exatas e processos práticos, que envolvem cálculos e análises, imagine como seria trabalhar coletando dados, gerando relatórios e se dedicando a monitorar a saúde financeira das organizações. Gostou da ideia? A graduação em Contabilidade pode ser uma boa alternativa para você!

Agora imagine trabalhar estudando não apenas a questão financeira de uma organização, mas também os aspectos sociais, políticos e até mesmo psicológicos ou religiosos que impactam as interações econômicas no Brasil e no mundo. Se você quer aprender a identificar as causas dos fenômenos econômicos para compreender seus impactos e fazer projeções, a faculdade de Economia pode ser a melhor escolha.  

Conheça o curso de Economia da ESEG

O curso de Ciências Econômicas da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa conta com matriz curricular atualizada, uma vez que tem a tecnologia como um dos pilares da construção de conhecimento. Afinal, o surgimento das fintechs, startups focadas em otimizar serviços financeiros, vem transformando o mercado de trabalho para os economistas. 

Acesse a página da graduação em Economia da ESEG e veja todos os detalhes sobre corpo docente, matriz curricular e diferenciais.

Shares: