Como escrever a proposta de intervenção da redação?
A redação dissertativa-argumentativa é parte essencial do ENEM e dos vestibulares. Por isso, é muito importante se preparar para escrever um texto que atenda a requisitos como: domínio da escrita formal em língua portuguesa, compreensão do tema, capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos e domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação.
Além disso, o Enem e alguns vestibulares também determinam que os estudantes apresentem uma proposta de intervenção na redação dissertativa. Mas como elaborar essa parte tão importante do texto? Neste post, vamos apresentar algumas dicas valiosas. Confira!
O que é proposta de intervenção?
A proposta de intervenção pode ser definida como uma sugestão de medidas e ações que tenham o intuito de amenizar ou sanar o problema apresentado no decorrer da redação.
Na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, a proposta de intervenção deve ser apresentada na conclusão, ou seja, nos últimos parágrafos da redação.
Vale lembrar que, no Enem, a proposta de intervenção vale 200 pontos, o que representa 20% da nota máxima. Por isso, é fundamental prestar bastante atenção nesse ponto do texto.
Abaixo, listamos 5 dicas para mandar bem na proposta de intervenção do Enem e dos vestibulares.
1. Apresente uma proposta completa
Antes de começar a escrever a sua proposta de intervenção, reflita sobre as seguintes questões:
- O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema?
- Quem deve executá-la?
- Como viabilizar essa proposta?
- Qual efeito a proposta pode alcançar?
Sua conclusão deve responder a todas essas perguntas, deixando claro os quatro pilares que serão analisados pelos avaliadores: agente, ação, modo ou meio e finalidade.
2. Esteja por dentro das atualidades
Os vestibulares costumam inserir temas relacionados aos aspectos sociais da atualidade nas redações. Nesse ponto, enriquecer o seu repertório sociocultural é muito importante.
Reserve um tempo na sua rotina de estudos para acompanhar notícias, assistir documentários e ler sobre temas variados. Assim, você terá mais facilidade para desenvolver o seu texto.
3. Seja coerente
A coerência também é parte fundamental da proposta de intervenção. Nesse ponto, você deve sugerir ações que, de fato, estejam ligadas ao tema da redação e aos pontos apresentados no desenvolvimento do texto, mantendo um encadeamento lógico.
4. Seja realista
Você também deve propor ações viáveis. Ideias fantasiosas e fora da realidade podem fazer com que você perca pontos na redação. Para facilitar o entendimento, detalhe com objetividade o que deve ser feito, de qual forma e quais serão os agentes envolvidos.
5. Atente-se aos direitos humanos
No Enem, o intuito da proposta de intervenção é refletir sobre a realidade social brasileira.
Nesse ponto, é fundamental considerar a diversidade sociocultural do país, criando uma proposta de intervenção formadora e educativa. Vale ressaltar que o estudante que ferir os direitos humanos na redação do Enem pode perder pontos.
Gostou das nossas dicas para escrever a proposta de intervenção na redação? Aproveite para fazer o download gratuito do e-book com 10 dicas para escrever bem na redação do Enem e vestibular.