Direito
   
Tendências do Direito

5 tendências do Direito que todo futuro advogado precisa conhecer

Conhecer as tendências do mercado é fundamental para profissionais de todas as áreas. Afinal, o mundo corporativo está em constante transformação e o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo. Pensando nisso, preparamos este artigo com as 5 principais tendências do Direito que todo futuro advogado precisa conhecer! Continue a leitura para saber mais.

5 tendências do Direito

A área jurídica é ampla e oferece ótimas oportunidades, inclusive para advogados no início da carreira. Além dos campos de atuação tradicionais do Direito, como Direito Tributário, Direito Penal e Direito Civil, constantemente surgem novas tendências na área, impulsionadas, principalmente, pelos avanços da tecnologia. 

1. Lawtechs

Sem dúvidas, as lawtechs estão entre as principais tendências do Direito na atualidade. Basicamente, lawtechs são startups que oferecem produtos e serviços tecnológicos com o objetivo de otimizar os processos jurídicos de escritórios e departamentos de empresas. 

Atualmente, já existem lawtechs que desenvolvem sistemas capazes de monitorar processos de forma automática, por exemplo. Isso otimiza o tempo dos advogados e permite que os profissionais possam se dedicar às demais tarefas do dia a dia. 

O papel do advogado que quer se destacar e manter vantagem competitiva em relação aos concorrentes é conhecer as ferramentas disponibilizadas pelas lawtechs e utilizá-las a seu favor.  

2. Compliance

O Compliance é uma tendência bastante importante para advogados e administradores. Afinal, as organizações estão cada vez mais preocupadas em manter a conformidade e a integridade corporativa, com o objetivo de evitar sanções e crises de imagem. 

Dentro das organizações, esse profissional tem a função de identificar riscos e estruturar estratégias para reduzi-los, participando ativamente de auditorias e fazendo o acompanhamento das regulamentações. Nesse ponto, o advogado com conhecimento em Compliance é extremamente valorizado no mercado de trabalho

3. Direito Digital

O Direito Digital não poderia ficar de fora da lista de tendências da advocacia. Afinal, o uso da internet cresce expressivamente no mundo inteiro, criando a necessidade de leis que protejam e assegurem os direitos dos cidadãos, como o Marco Civil da Internet, a “Lei Carolina Dieckmann” e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Sem dúvidas, essa é uma das áreas mais promissoras do Direito, pois os problemas jurídicos decorrentes do meio digital estão se tornando cada vez mais corriqueiros, o que gera grande demanda por profissionais especializados em Direito Digital. 

4. Legal Design

Legal Design é a aplicação do Design Thinking à área jurídica. Essa tendência tem como objetivo melhorar a experiência do cliente por meio de diferentes princípios e ferramentas do design. 

O Design Thinking possui três pilares: empatia, colaboração e experimentação. Nesse ponto, empatia significa se colocar no lugar do cliente e procurar entender suas reais dores e necessidades. Colaboração significa trabalhar em equipe e considerar as vivências e opiniões de colegas, que sempre podem contribuir com ideias inovadoras. Por fim, a experimentação permite testar soluções, corrigir possíveis erros, gerar feedbacks e transformar ideias em projetos. 

A aplicação do Legal Design nos escritórios e departamentos jurídicos melhora a comunicação e o relacionamento com os clientes. Portanto, é uma tendência do Direito que todo advogado deve ficar de olho!

5. Direito Ambiental

O Direito Ambiental é uma área em franca expansão, apontada como uma das mais promissoras da advocacia. A pauta ambiental influencia a política e a economia do País, gerando uma crescente mobilização por parte da população, das empresas e do poder público. 

Garantir o desenvolvimento sustentável e a redução dos impactos ambientais é papel de todos, e os advogados especializados na área têm um importante papel nesse cenário. Aqueles que optam pela especialização em Direito Ambiental encontram uma ampla área de atuação, podendo prestar consultoria jurídica, emitir pareceres e atuar em processos administrativos de licenciamento e infrações ambientais.

Agora que você já conhece as tendências do Direito, aproveite para fazer o download gratuito do nosso infográfico sobre as atuações do Direito.  

Shares: