O que é Cultura Maker?
Você já ouviu falar em cultura maker? Esse movimento, que já foi elogiado até mesmo pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vem ganhando cada vez mais popularidade entre estudantes do mundo inteiro. No post de hoje, vamos explicar o que é cultura maker e quais são seus benefícios para o processo de aprendizagem. Continue a leitura e descubra!
Afinal, o que é cultura maker?
A cultura maker pode ser traduzida para cultura criadora e tem como principal característica a ideia de que qualquer pessoa pode criar, construir ou consertar seus próprios produtos, com o objetivo de oferecer soluções inovadoras para os problemas e questões da sociedade.
Essa proposta vem ganhando cada vez mais força, principalmente devido à democratização do conhecimento, impulsionada pelos avanços da tecnologia e pelo surgimento de ferramentas como impressoras 3D e máquinas de corte a laser. Também conhecida como hands on, ou mão na massa, a cultura maker permite errar, acertar e, principalmente, aprender.
Os entusiastas da cultura maker acreditam que não é preciso esperar um produto ou serviço ser lançado, que é possível transformar ideias em realidade e que qualquer um pode desenvolver tecnologias e ser protagonista da inovação. Para muitos especialistas, a cultura maker é um dos fatores que possibilitará uma nova revolução industrial.
Vantagens da cultura maker para a aprendizagem
A cultura maker é uma excelente aliada da aprendizagem, uma vez que as pessoas assimilam melhor o conteúdo quando são estimuladas a praticar. Além disso, colocar a mão na massa promove a interação entre alunos e professores, aumentando o engajamento dos estudantes durante as aulas e atividades.
Confira as principais vantagens da cultura maker para o processo de aprendizagem:
- Torna o ensino mais atraente;
- Estimula a autonomia e a proatividade;
- Incentiva a criatividade;
- Desperta a liderança;
- Fomenta o surgimento de novas tecnologias, produtos e serviços;
- Prepara para os verdadeiros desafios do mercado de trabalho.
Cultura maker na Faculdade
Como falamos, a cultura do “faça você mesmo” proporciona diversos benefícios para a aprendizagem. Por isso, antes de escolher sua faculdade, pesquise por instituições de ensino que incentivem o movimento maker e que ofereçam toda a estrutura necessária para que os alunos coloquem a mão na massa.
Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores, a ESEG mantém o Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE) desde 2017. O espaço conta com toda estrutura necessária para a criação de protótipos, desde o desenho até o produto final.
O LITE possui modernos equipamentos, tais como:
- Impressoras 3D;
- Fresa CNC;
- Máquinas de corte a laser;
- Torno mecânico;
- Impressora plotter;
- Cabine de pintura;
- Solda;
- Computadores para criação e modelagem de peças.
Assista ao vídeo para conhecer o espaço
Gostou de saber o que é cultura maker? Sem dúvidas, esse movimento só tende a crescer nos próximos anos, e quem já estiver adaptado a ele estará um passo à frente. Quer saber mais sobre as tendências do mercado? Veja nosso post sobre Design Thinking.