Ensino SuperiorMercado de Trabalho

6 motivos para ingressar no Ensino Superior após os 30 anos

Iniciar a graduação em uma fase mais madura da vida é a realidade de muitos brasileiros.  Por diversos motivos, pode ser que seja necessário começar a faculdade alguns anos após o término do Ensino Médio. Se esse for o caso, saiba que há vantagens para quem começa o Ensino Superior nessa etapa da trajetória profissional.

Para quem está em dúvida se vale a pena investir em uma graduação após os 30 anos, listamos 6 benefícios de voltar a estudar. Confira!

Avançar na carreira

Cursar uma graduação é uma oportunidade para se aperfeiçoar em uma área e conquistar ascensão na carreira. Segundo o IBGE, ter um diploma de Ensino Superior triplica a renda. O ganho médio de um profissional formado é de R$ 5.110, enquanto o de trabalhadores de nível médio fica em R$ 1.727. Cada ano de estudo representa aumento na renda e no nível de empregabilidade. As taxas de emprego chegam a ser 15% maiores para quem termina a faculdade, em comparação com quem possui só a educação básica.

Logo, se você já está inserido em uma área profissional, mas ainda não concluiu uma faculdade, ingressar no Ensino Superior pode ser o elemento que falta para a conquista de uma promoção.

Mudar de área

Para quem deseja mudar de carreira, estudar é um excelente começo. Sua profissão deve estar alinhada com seu propósito de vida e já se sabe, através de diversas pesquisas, que a felicidade no ambiente de trabalho está relacionada a um aumento da produtividade. As empresas, de uma maneira geral, estão menos conservadoras com que decidiu trocar de área.

Pode ser também que a mudança seja ocasionada por uma demanda do mercado. Não é incomum encontrar casos de profissionais que mudaram para áreas correlatas às que já atuavam, ou mesmo para um mercado completamente diferente, impulsionados por oportunidades de trabalho.

Independentemente se a mudança foi ocasionada por um desejo pessoal ou por um estímulo externo, um curso superior pode ser a melhor opção para chegar preparado ao novo mercado. A graduação é pré-requisito para muitas vagas e, como já dissemos, possibilita cargos melhores e ganhos mais altos.

Realizar um sonho

Muitos brasileiros têm o sonho de cursar o Ensino Superior, mas não conseguem realizá-lo logo após o fim do Ensino Médio por questões financeiras. Afinal, fazer uma faculdade requer investimento de tempo e dinheiro e nem sempre é possível dispor destes recursos quando se é muito jovem.

Além da preparação financeira, iniciar a graduação um pouco mais tarde pode representar uma vantagem extra, já que a motivação e o comprometimento tendem ser maiores. A disposição para fazer sacrifícios e abrir mão de horas de lazer é um dos desafios de cursar o Ensino Superior. A rotina de provas e trabalhos exige esforço e dedicação e, muitas vezes, o sucesso nessa jornada está ligado ao amadurecimento pessoal, normalmente maior conforme a idade avança.

Retornar ao mercado de trabalho

Frequentemente, cursar uma graduação pode ser um caminho para voltar ao mercado de trabalho. No Brasil, 2 em cada 10 jovens não estudam e nem trabalham, segundo o Ipea. Boa parte desse grupo é formada por mulheres que pausaram a carreira para cuidar da família e dos filhos. O acesso à universidade pode ser o início de uma trajetória profissional e a garantia de independência financeira.

Os desafios tecnológicos e a dinâmica do mercado de trabalho mudaram muito nas últimas décadas e sempre há tempo para recomeçar, adquirir conhecimentos e aprender novas habilidades. Se já tem um negócio ou deseja empreender, mais um motivo para investir no Ensino Superior. O curso de Administração, por exemplo, proporciona uma formação ampla e sólida, essencial para o bom funcionamento de um negócio.

Fazer a segunda graduação

Quem já está formado, mas quer ampliar o campo de atuação, pode optar por cursar a 2ª graduação. As vantagens são muitas: agregar valor ao currículo, complementar a formação e obter realização. É importante avaliar, contudo, qual é o objetivo profissional e a importância da nova formação nesse contexto. Se a dupla titulação for útil para alavancar a carreira ou para a inserção em um novo campo de conhecimento, o esforço com certeza valerá à pena.

A segunda graduação pode ter uma vantagem extra: existe a possibilidade de adaptar o currículo da faculdade que você já cursou e eliminar algumas disciplinas. Assim, você consegue otimizar o tempo se formar mais rápido. Mas não leve a análise curricular como único item a ser considerado na hora de escolher uma instituição. Para que o investimento valha à pena, é necessário levar em consideração a qualidade do curso, o corpo docente, a empregabilidade dos alunos, a localização, entre outros pontos.

Intensificar o networking

Criar uma rede de contatos profissionais e acadêmicos é importante para que você estabeleça conexões e um dos momentos para fazer isso é durante a graduação. A vantagem de iniciar o curso após os 30 é que você já tem uma bagagem interessante para compartilhar com seus colegas de curso. Ainda que não atue na área, com certeza você terá muito a acrescentar nas rodas de conversa, nos trabalhos em grupo e no relacionamento de uma maneira geral.

A troca de conhecimentos é um elemento importante para estabelecer relações que podem lhe auxiliar durante a graduação e no mercado de trabalho. É uma prática muito comum que profissionais sejam indicados por colegas e que as relações cultivadas na faculdade criem oportunidades de crescimento na carreira, em novos negócios e de parcerias.

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades da ESEG!