Saiba o que é ESG e a importância deste conceito
O termo ESG é uma sigla que tem origem no inglês e significa Environmental, social and corporate governance. Em português é o que chamamos de Governança ambiental, social e corporativa.
Mas, o que é exatamente ESG? Para que ele serve? Qual sua importância?
Continue lendo e descubra.
O que é ESG?
O conceito de ESG pode ser entendido como uma estratégia que reúne diversos critérios relacionados à área ambiental, sociais e também de governança de uma empresa. Nada mais é do que uma análise do que ela faz e como se comporta em relação à preservação do meio ambiente, sua relação com seus colaboradores e stakeholders e também suas questões administrativas, éticas e de transparência perante a sociedade como um todo.
Nos anos 90 existia um movimento conhecido como RSC – Responsabilidade Social Corporativa, seguido de movimentos que estudavam a sustentabilidade.
A sigla carrega em seu DNA a mesma proposta destes movimentos, com a positiva diferença de que já nasce fortalecida e com um apoio sólido de importantes membros da empresa, como os acionistas e investidores.
Em termos práticos, diz respeito à geração de valores. Afinal, o mundo corporativo visa sempre seus lucros, integrada à responsabilidade social e ambiental, sendo assim, uma maneira de demonstrar comprometimento com o mercado que atuam.
Os padrões de boas práticas visam definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e gerenciada de maneira correta.
Qual a importância do conceito de ESG?
Para uma empresa, o conceito e sua aplicação são decisivos para o futuro de seus negócios.
Os investidores e stakeholders observam não apenas os resultados financeiros da empresa que planejam investir, mas também seus fatores ambientais, sociais e a forma como ela é gerenciada.
Ou seja, é a busca por mensurar se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis capazes de gerar impactos financeiros que sejam positivos, sem deixar de lado a questão social e ambiental.
Onde o conceito de ESG é aplicado no mercado de trabalho?
Como dito anteriormente, já ficou claro para o mercado a importância das empresas despertarem para sua própria responsabilidade socioambiental e muitas já estão nesse processo.
Mais do que atender a demandas urgentes, ter conhecimento e pensar em planos estratégicos de ESG agrega ao candidato a uma vaga de trabalho diferenciais competitivos de grande interesse para as organizações, corporações e empresas de modo geral.
Com o conceito de ESG, caiu por terra a ideia antiga de que a lucratividade está em um caminho oposto à preocupação com a construção de um mundo sustentável; suas práticas mostraram que a estrada pode ser uma só e ambas as necessidades podem andar de mãos dadas.
Hoje a população tem muito mais acesso à informação e possibilidades de desenvolver um senso crítico em relação a assuntos importantes, e, por isso, quesitos como preço e qualidade já não são o suficiente para a escolha de uma marca, mas a forma com que se posiciona diante da realidade atual.
Entre as vantagens de estratégias de ESG para uma empresa estão:
- Reputação no mercado;
- Redução de custos;
- Fidelização de clientes;
- Segurança para investidores;
- Competitividade;
- Sustentabilidade e transparência.
Por isso, o profissional de sucesso de hoje deve estar antenado a este tipo de tendência. ESG é o futuro em todos os ramos de negócios e cada vez mais candidatos aptos para ajudar neste tipo de estratégia serão requisitados.
Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, os cursos de graduação trabalham com os alunos a importância deste conceito, preparando-os para o sucesso no mercado de trabalho.
Confira as datas dos nossos próximos vestibulares e venha ser um de nossos alunos.