Rotina de Estudos

Saiba como otimizar o tempo de estudo com 5 dicas

como otimizar o tempo de estudo

Está se preparando para os vestibulares ou para as provas da faculdade? Então você deve ter em mente que a dedicação aos estudos será essencial para que atinja o resultado esperado. Para tanto, é fundamental que a preparação acadêmica seja a prioridade do seu planejamento semanal.

Vale destacar ainda que você precisa ter concentração total durante as horas de estudo. Afinal, o foco e a disciplina são tão importantes quanto a dedicação. Isso porque, dessa forma, você consegue otimizar o tempo de estudo. Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir cinco dicas de como aumentar a qualidade da sua preparação acadêmica.

Como otimizar o tempo de estudo?

1) Organize sua rotina de estudos

“A organização das horas de estudos envolve um planejamento semanal. Para tanto, os jovens devem elaborar um cronograma real, definindo horários para acordar, se alimentar, dormir e fazer outras atividades do dia a dia. Além disso, é fundamental programar pausas entre os períodos de estudos e incluir momentos de descanso e de lazer na rotina, para evitar que a preparação acadêmica se torne maçante”, afirma João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

“Nesse momento, os estudantes também precisam identificar quais são as matérias que eles precisam estudar e os níveis de aprofundamento que devem atingir para ter um bom desempenho no vestibular ou na faculdade. Em seguida, é importante organizar os horários de estudo, considerando todas as disciplinas”, destaca Marcelo Dias, coordenador-geral da Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

2) Reserve um local de estudos adequado

“Depois de organizar o que farão durante os períodos de estudos, os jovens devem preparar um local que lhes permita estudar com foco total. O celular, o notebook e o tablet, por exemplo, podem ser grandes aliados dos estudos, mas também são fontes de distrações”, explica Pitoscio.

“Estudar é uma atividade solitária, o que exige um ambiente adequado para manter a concentração. Organizar os materiais de apoio, como as apostilas e as anotações feitas em sala de aula, também é fundamental, uma vez que os jovens poderão recuperar os conteúdos vistos anteriormente para sanar dúvidas. Assim, eles poderão aproveitar melhor os períodos de estudo, colhendo mais resultados por toda a dedicação”, completa Dias.

3) Utilize boas técnicas de estudo

“Dividir os estudos em blocos de tempo definidos, intercalando-os com pausas programadas, é uma excelente estratégia. O Método Pomodoro, por exemplo, pode ser usado como um parâmetro para que os estudantes definam o próprio ritmo”, comenta Pitoscio.

“As estratégias metacognitivas de aprendizagem também devem ser exploradas para a melhora do foco e da disciplina. Por meio da autoavaliação, os jovens poderão fazer adaptações em seus planejamentos, visando aumentar o desempenho acadêmico”, frisa Dias.

4) Atenção à gestão do tempo

“A gestão do tempo é uma tarefa muito importante em diversos pontos de nossa vida. Saber administrar esse precioso bem tem um papel essencial para aproveitarmos da melhor maneira possível os nossos dias. Isso não é diferente com os estudos. Nesse sentido, os estudantes devem priorizar as atividades mais importantes, para que atinjam o resultado esperado”, declara Pitoscio.

“Além disso, é importante deixar espaços livres no cronograma de estudos. Caso aconteça algum imprevisto e os estudantes não consigam cumprir seus planejamentos semanais, terão de postergar alguma atividade acadêmica para o dia seguinte. E isso pode se tornar uma bola de neve, ao ponto de os jovens não conseguirem mais seguir o plano de estudos”, completa Pitoscio.

5) Mantenha a motivação em dia

“Para aproveitar melhor o tempo de estudo, os estudantes precisam fazer um acordo com eles mesmos em que vão cumprir seus planejamentos. É importante ter em mente aonde se quer chegar para se manter motivado. Vale destacar que a motivação é essencial para seguir o plano de estudos”, enfatiza Dias.

“Nas Olimpíadas, por exemplo, aquele atleta que esteve bem focado, utilizou adequadamente todos os recursos disponíveis e não ficou desmotivado diante de um erro cometido no caminho conseguiu atingir sua meta. Os vestibulandos e os universitários precisam agir da mesma forma, uma vez que a resistência vem junto com a motivação”, acrescenta Dias.

Gostou dessas informações sobre como otimizar o tempo de estudo? Nas redes sociais do Curso Etapa e da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, você encontra mais dicas que podem te ajudar a atingir seus propósitos acadêmicos. Siga-nos no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube para saber mais.

* Texto escrito em parceria com o Curso Etapa