Motivos para fazer pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Já pensou em se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho? Essa área oferece ótimas oportunidades para profissionais das engenharias e áreas afins, além de estar em constante crescimento.
No Brasil, a Segurança do Trabalho é tratada em legislações específicas e passa por regulações e fiscalizações cada vez mais rígidas. No Artigo 157 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), está expresso que cabe às empresas:
I – cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II – instruir os empregados, por meio de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III – adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
IV – facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
Nesse ponto, o papel do especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho é garantir as melhores condições para os trabalhadores, evitando sanções e reduzindo o impacto financeiro causado por afastamentos acidentários nas grandes organizações.
Como é a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho?
Com duração média de 18 meses, a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho tem como objetivo formar o profissional capaz de atuar na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Para tanto, o estudante terá contato com conteúdos relacionados a ambientes e doenças do trabalho, prevenção de riscos, proteção contra incêndios, ergonomia, proteção ao meio ambiente, entre outros. Todos esses temas são vistos sob o ponto de vista da legislação e das normas técnicas vigentes.
A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa promove estudos de caso para que os alunos tenham contato com os reais desafios da profissão. O estudante também é incentivado a participar de palestras e fóruns de discussões com temas relevantes e atuais, para melhorar o aproveitamento do curso e ficar de olho nas tendências do mercado.
Durante a pós-graduação, você desenvolverá projetos individualmente e em equipes alternadas. Essa prática permite trocar experiências, aprender com profissionais atuantes no mercado e ampliar seu network.
Quem pode fazer a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho?
A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é indicada para engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e profissionais de áreas afins. Vale ressaltar que, para ingressar na pós-graduação, o estudante deve ter concluído regularmente um curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Motivos para fazer o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho
Está pensando se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho, mas ainda não sabe se essa é a escolha certa para você? Pensando nisso, listamos 5 motivos para investir nesse curso. Veja!
Ampliar seu network
A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho oferece a oportunidade de ampliar a sua rede de contatos. Afinal, você conhecerá profissionais de diversas áreas e poderá trocar experiências, conhecimentos e informações relevantes.
Adquirir conhecimentos valiosos
Mesmo que você ainda não atue na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, adquirir conhecimento sobre gerenciamento, prevenção e controle de riscos é muito valioso para a sua atuação profissional, independentemente de sua ocupação atual.
Enriquecer o currículo
Dentro de um mercado que tem se tornado cada vez mais competitivo, podemos dizer que é essencial adicionar especializações ao seu currículo. Assim, é possível se destacar em relação aos seus concorrentes.
Conquistar melhores oportunidades
Profissionais qualificados e especializados tendem a conquistar as melhores oportunidades do mercado de trabalho, inclusive com salários maiores. Se você deseja se destacar no seu emprego, conquistar uma promoção ou ocupar um cargo de liderança, investir no seu desenvolvimento é fundamental.
Trabalhar com um propósito
Já imaginou que o especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho tem o importante papel de salvar vidas? Afinal, nosso país ainda apresenta grandes índices de afastamentos e mortes por acidentes de trabalho.
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, o Brasil é o segundo país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, ficando atrás apenas do México.
Além de melhorar o processo produtivo das organizações, esse profissional garante a integridade dos trabalhadores. Sem dúvidas, o seu trabalho fará a diferença na vida de muitas pessoas, o que tende a proporcionar grande satisfação pessoal.
Ampla área de atuação
Empresas de diversos segmentos lidam com altos riscos de acidentes em suas operações. Por isso, o setor de Engenharia de Segurança do Trabalho está em constante crescimento.
O especialista em Segurança do Trabalho pode atuar em indústrias, agroindústrias, empresas de logística, construtoras, metalúrgicas, farmacêuticas, entre outras. Isso significa que há uma grande oferta de vagas à espera de profissionais capacitados.
Gostou de saber os motivos para fazer pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho? Então, aproveite para conferir os diferenciais e os eixos temáticos do nosso curso!