O que fazer com a nota do Enem 2020?
Todos os anos, milhares de estudantes brasileiros realizam o Exame Nacional do Ensino Médio. Criado em 1998, o Enem tinha como principal objetivo avaliar o aprendizado dos alunos concluintes do Ensino Médio. Hoje, além de analisar as competências dos estudantes, o Exame pode ser utilizado como forma de ingresso no Ensino Superior. Continue a leitura e descubra o que fazer com a nota do Enem 2020.
Como é a nota do Enem?
A prova do Enem conta com 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemáticas e suas Tecnologias.
A nota do Enem é calculada por meio de um sistema de avaliação chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), que é um dos sistemas mais avançados para avaliar o conhecimento dos estudantes.
A TRI considera os padrões de respostas dos participantes nas quatro provas, atribuindo notas mais baixas às questões que mais participantes acertaram e notas mais altas às questões que poucos participantes acertaram. Além disso, se o candidato acertar poucas questões consideradas difíceis, o sistema pode considerar que foram “chutes” e atribuir notas menores às questões.
A redação do Enem também representa uma importante parte do resultado do Exame. Os avaliadores consideram cinco competências para atribuir a nota:
- Domínio do tema proposto;
- Domínio da norma culta da Língua Portuguesa;
- Organização lógica das ideias;
- Coerência do texto;
- Proposta de intervenção social.
Cada uma das competências vale até até 200 pontos, portanto, a nota da redação do Enem pode variar entre 0 e 1000.
O que fazer com a nota do Enem 2020?
A nota do Enem pode ser a porta de entrada para o Ensino Superior. Por isso, é muito importante se preparar para ter um bom desempenho no Exame. Confira o que fazer com a nota do Enem 2020.
Ingressar em uma universidade pública
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é possível ingressar em universidades públicas e institutos federais de educação utilizando a nota do Enem. Um sistema automatizado compara as notas dos candidatos e distribui as vagas disponíveis de acordo com os melhores desempenhos.
Para se inscrever no Sisu, o candidato deve ter realizado a edição mais recente do Enem e não pode ter zerado a nota da redação. Geralmente, as inscrições acontecem duas vezes ao ano, em janeiro e em junho.
Ingressar em uma faculdade privada com desconto
A nota do Enem também pode ser utilizada para ingressar em uma faculdade privada, sem a necessidade de prestar vestibular. Para isso, o candidato deve alcançar pontuação compatível com as exigências da faculdade. O mais interessante é que os estudantes com os melhores desempenhos podem ganhar bolsa de estudo, que reduz o valor da mensalidade.
A ESEG aceita a nota do Enem como forma de ingresso. Veja como se inscrever e calcular a sua bolsa com a nota do Enem.
Agora que você já sabe o que fazer com a nota do Enem, aproveite para ler nosso post sobre as principais formas de ingresso no ensino superior.