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Robótica: o que é, para que serve e por que atuar nessa área

Os avanços tecnológicos têm impactado cada vez mais a vida em sociedade, o que vem colaborando para o estabelecimento de mudanças na educação e no mercado de trabalho. Afinal, tanto os estudantes quanto os profissionais precisam estar preparados para lidar com as transformações do mundo, sendo capazes de pensar em soluções inovadoras para velhos e novos desafios. 

Nesse sentido, a Robótica tem despertado cada vez mais o interesse das crianças, dos adolescentes e dos jovens, tendo em vista os impactos dessa área para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos indivíduos. Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir o que é, para que serve e quais são as vantagens de estudar e trabalhar com Robótica.

O que é Robótica?

“A Robótica é um conjunto de ferramentas criadas pelo homem para automatizar processos com mais rapidez, precisão e qualidade. Para tanto, esse campo de estudo e de pesquisa interliga diversas áreas da Engenharia e da Tecnologia, como a Computação, a Eletrônica e a Mecânica”, explica Gabriel Barros, professor de Robótica da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

“Nesse conjunto, a Robótica compreende sistemas compostos pela Ciência e pelas técnicas de concepção, construção e utilização de robôs e de máquinas programáveis em geral, subordinadas a um roteiro de ações estabelecidas. Vale destacar que essa área conta com uma vertente educacional, uma vez que cria um ambiente propício para o aprendizado desses processos, instigando o interesse das crianças, dos adolescentes e dos jovens”, completa Victor Reiss, coordenador de Robótica do Colégio Etapa.

Para que serve a Robótica?

“Em primeiro lugar, vale destacar que a Robótica possui um papel fundamental para a Indústria, tendo em vista a crescente necessidade de as empresas possuírem uma produção em cadeia, com redução de custos e de desperdício, o que exige a automatização de processos e, ainda, a utilização de máquinas fabris articuladas e de sistemas de controle”, afirma Barros.

“E embora a ideia clássica da Robótica habite o ambiente fabril, essa área passou a ser vista como um campo de estudo amplificado, que unifica os setores Financeiro, de Planejamento, de Saúde e de Vendas, por exemplo. Isso é possível graças aos robôs virtuais, utilizados, por meio da programação, para automatizar e otimizar processos”, acrescenta Barros.

“A utilidade da Robótica também envolve a criação de um ambiente de aprendizagem capaz de dar sentido e novas dimensões a conceitos de Física, Informática e Matemática. Nas aulas dessa disciplina, os estudantes passam a desenvolver seus conhecimentos com mais profundidade, devido à aplicação prática das matérias, o que contribui para o aumento do interesse por essas disciplinas e, consequentemente, para a melhora do desempenho acadêmico”, conta Reiss.

Como inserir a Robótica na educação básica e no ensino superior?

Agora que você já sabe o que é e para que serve a Robótica, pode estar se perguntando como são as aulas dessa disciplina na educação básica e no ensino superior. Confira, a seguir, a resposta para essa pergunta.

“Normalmente, a inserção da Robótica no cotidiano escolar ocorre de maneira simples e direta, visando despertar o interesse das crianças e dos adolescentes de uma forma espontânea. Esse processo pode incluir desafios de montagem de elementos que envolvem a constituição mecânica, por exemplo. Para tanto, as atividades tendem a ter um caráter mais lúdico”, esclarece Reiss.

“Além disso, a Robótica pode ser inserida no cotidiano das crianças e dos adolescentes por meio de atividades de raciocínio lógico e de programação – habilidades que contribuem para o avanço e a implementação de projetos, interligando as partes computacionais, eletrônicas e mecânicas de um robô. Vale destacar ainda que, atualmente, os estudantes têm acesso a diversos jogos que promovem o aprendizado de forma criativa e divertida”, comenta Barros.

“No ensino superior, as aulas de Robótica também têm uma ligação muito forte com o processo criativo, mas as atividades se baseiam no desenvolvimento de projetos, levando em conta a maturidade dos universitários. Os estudantes são instigados a resolver problemáticas existentes, dada a necessidade de solucionar cada questão, com uma série de ferramentas e de recursos à disposição”, destaca Reiss.

“Dessa forma, a faculdade contribui para que os jovens entendam a importância das habilidades que podem ser adquiridas por meio da Robótica para o mercado de trabalho, uma vez que a relaciona com a automatização de processos nas áreas do Agronegócio, de Ciências de Dados, das Finanças, da Indústria 4.0, da Internet das Coisas, entre outras em evidência”, reforça Barros.

Quais são as vantagens de estudar e de trabalhar com Robótica?

“Primeiramente, vale destacar que a Robótica incentiva uma ação que é inata ao ser humano: a inovação. Por meio das aulas, as crianças, os adolescentes e os jovens se sentem desafiados a pôr em prática suas potencialidades, como a criatividade, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Afinal, nesse processo, as hipóteses e seus respectivos testes coexistem, exigindo organização, intervenções inteligentes e o compartilhamento de ideias, o que estimula o aprendizado e, ainda, contribui para o desenvolvimento de soft skills”, avalia Reiss.

Além disso, é importante observar as vantagens dessas aulas para os estudantes de cada faixa etária. “A participação das crianças nas aulas de Robótica proporciona um ganho significativo para o desenvolvimento de várias competências essenciais para o futuro delas. A realização de montagens, por exemplo, colabora para o aumento da concentração, o desenvolvimento do pensamento criativo e da visualização espacial”, aponta Reiss.

“Já no caso dos adolescentes, as aulas de Robótica possibilitam uma vivência que se assemelha ao trabalho de um cientista, mas com um formato lúdico. Nas olimpíadas do conhecimento, por exemplo, os estudantes são desafiados a fazer um robô seguir um trajeto e realizar operações, o que exige a construção, a programação e a realização de testes. Assim, a Robótica estimula a fixação dos conteúdos, a dedicação aos estudos e a descoberta de novos interesses e talentos, contribuindo para a escolha da carreira”, reforça Reiss.

“Por último, as atividades extracurriculares ligadas à Robótica permitem que os universitários aprendam a gerenciar o tempo, a usar novas ferramentas, a otimizar o uso de diferentes recursos, a solucionar problemas e a trabalhar em equipe. E essas habilidades são, sem dúvidas, um grande diferencial que as empresas buscam no mercado de trabalho”, afirma Barros.

“Ademais, vale destacar que a Robótica conta com diversas oportunidades para profissionais capacitados e qualificados. Essa área conta com carreiras que são valorizadas pelo mercado de trabalho, com alta remuneração em diversos segmentos. Isso porque os profissionais desse campo contam com um perfil multitarefa e flexível, o que é cada vez mais disputado pelas empresas do Brasil e do exterior”, conclui Barros.

Gostou dessas informações sobre a Robótica? Então aproveite para entender como são as aulas extracurriculares dessa disciplina no Colégio Etapa e para conhecer o Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

 

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