O que é lógica computacional e como aprender sobre ela?
Por que saber mais sobre lógica computacional?
A era da informática e da tecnologia já estão presentes em nossas vidas em diversos aspectos, principalmente no surgimento de novos recursos em programas, sistemas de reconhecimento de identidade, aplicativos etc.
Com isso, aprender sobre este tipo de lógica pode ser um divisor de águas para conseguir resolver problemas de ordem tecnológica dentro de um sistema lógico, principalmente para aqueles que já seguem ou desejam seguir carreira nesta área.
O que é lógica computacional?
Quando você pensa em lógica computacional o que te vem à cabeça?
Se sua resposta para essa pergunta foi a soma do raciocínio lógico com o computador ou a computação, saiba que, ainda que de maneira bem literal, você está certíssimo.
No entanto, o entendimento sobre o que de fato é o assunto em questão é um pouco mais profundo. De maneira mais específica, é um modo de pensar para escrever um software ou um algoritmo.
A base por trás de todos os softwares que você usa no seu computador, celular, tablet e afins é a programação realizada por meio de linguagens próprias com as quais os programadores se comunicam com as máquinas, como, por exemplo, a linguagem Python e Javascript.
Em teoria, a lógica computacional age de acordo com as seguintes etapas:
- análise dos problemas em pequenas partes;
- reconhecimento de padrões e categorização;
- identificação dos problemas;
- criação do algoritmo para a solução de problemas.
Como a lógica computacional pode ajudar?
Bem, na verdade, a lógica computacional pode contribuir em diversos fatores, mas o principal deles é a ajuda para desenvolver e fazer crescer a forma de pensarmos e enxergar o mundo, principalmente quando lembramos que até mesmo nas nossas tarefas mais corriqueiras, como o preparo de uma receita, os algoritmos estão presentes de certa maneira e necessitamos de raciocínio lógico para a resolução dos nossos problemas.
Ao estudar e compreender a lógica computacional, as possibilidades de carreira em grandes empresas e novas tendências, como as startups, aumentam consideravelmente, assim como a capacidade de estimular a criatividade e criar o próprio programa, inovar com um aplicativo e se destacar no mercado.
Até mesmo fora da tecnologia, o método pode trazer grandes benefícios, como:
- desenvolvimento cognitivo para o processo de aprendizado;
- resolução de problemas através de um pensamento organizado e objetivo;
- interação e comunicação entre colegas, melhorando a convivência e o trabalho em equipe;
- alfabetização digital sobre o uso ético, eficiente e crítico dos computadores.
Quais cursos fazer para aprender mais sobre lógica computacional?
Pensando no quesito de carreira profissional, aqui há algumas opções para ajudar no aprendizado de lógica computacional.
- Engenharia de Computação
Para aprender mais sobre a lógica computacional, uma das melhores opções é a graduação no curso de Engenharia de Computação.
Ele aborda desde automação industrial à robótica e Inteligência Artificial, passando por gerenciamento de redes, suporte a grandes empresas, carreira docente, até marketing e vendas.
Na ESEG, o curso tem duração de cinco anos, tendo como objetivo preparar profissionais para diversas demandas vinculadas a área de tecnologia, que hoje é a área que mais cresce no mercado de trabalho mundial.
- Ciência da Computação
Ciência da Computação é a área do conhecimento que atua no desenvolvimento de programas para diferentes dispositivos, a exemplo de celulares e computadores. Programação, banco de dados e sistemas operacionais fazem parte do dia a dia de quem se forma na faculdade de Ciência da Computação.
- Tecnologia da Informação
A área de TI engloba uma série de soluções e atividades, que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes (doméstica ou empresarial), para facilitar o acesso, fazer análises e o gerenciamento de informações.
Em outras palavras, ajuda as empresas a lidarem e trabalharem com seus dados e otimizarem seus processos. Uma graduação dessa te prepara exatamente para isso e com certeza tem a lógica computacional como um dos pilares.
Se este artigo foi útil para você e despertou a vontade de aprender mais sobre o assunto abordado, entre em nosso site e confira as possibilidades que oferecemos.