Gestão de qualidade: o que é e como funciona?
Ter uma boa gestão de qualidade é essencial em toda empresa que deseja manter a si mesma e seus produtos competindo no mercado, afinal, é este o primeiro critério de sucesso de qualquer marca e o carro-chefe para uma boa estratégia de marketing.
Não investir em qualidade leva qualquer empreendedor a experimentar o famoso ditado “o barato sai caro”, pois sua credibilidade e reputação acabam duramente comprometidas.
Quer entender melhor sobre o assunto e sua relevância? Então continue lendo e seja o que sua empresa precisa.
O que é gestão de qualidade?
A gestão de qualidade é uma das ferramentas estratégicas provenientes de uma soma de processos contínuos e técnicas que assegurem que os processos ou serviços de uma empresa atendam e superem as expectativas do consumidor final.
Em outras palavras, são ações focadas em dirigir e controlar os processos organizacionais a fim de que as empresas consigam realizar as melhorias necessárias em seus produtos, levando satisfação não apenas aos seus clientes, mas também aos órgãos que os fiscalizam.
Como funciona a gestão de qualidade?
Já que a qualidade é responsável pela garantia de satisfação dos clientes, impactando, também na relação com os colaboradores de uma empresa, gestores e fornecedores, gerenciá-la diante de um mercado cada vez mais competitivo é um requisito extremamente necessário para garantia do sucesso e prosperidade dos negócios.
Ela se divide inicialmente em dois suportes básicos: garantia e melhoria da qualidade; por meio dos conceitos de garantia são desenhadas atividades que certifiquem que o produto final atende a todos os requisitos.
Já o segundo garante que mecanismos sejam frequentemente utilizados para que uma marca esteja em permanente aperfeiçoamento.
Há alguns anos este tipo de gerenciamento era apenas um diferencial, hoje é o principal critério para conceituar uma empresa frente a seus concorrentes.
Assim, seu objetivo principal é garantir que todos os processos do desenvolvimento de tarefas e direcionamento dos projetos sigam padrões altos, com o menor número possível de falhas e erros, melhorando de forma contínua.
Sua implementação funciona por meio do uso de tecnologias, estratégias positivas e seguras e a participação dos funcionários, alinhada à cultura empresarial interna e à sua missão, visão e valores.
Com a tecnologia, os responsáveis pela qualidade têm a possibilidade de rastrear em tempo real o desempenho das atividades e, dessa forma, equilibrar a parte operacional da gestão e o controle de dados.
Além disso, há todo um conjunto de normas que norteiam as empresas para a implementação da gestão de qualidade, tendo como referência a entidade internacional American Society for Quality (ASQ).
Quais os principais pilares da gestão de qualidade?
Atenção ao cliente
Para a empresa, aquele que irá receber os maiores benefícios de seus produtos deve ser sempre o cliente. Assim, ao dedicar sua atenção a ele, consegue identificar suas necessidades e estabelecer os requisitos para atendê-las.
Sem clientes satisfeitos não há empresa que sobreviva.
Boa liderança
O papel dos líderes das organizações, empresas e instituições é extremamente importante, pois são eles que transmitem a cultura empresarial que cria e mantém um ambiente favorável, além de fazerem com que as pessoas da sua equipe sintam-se motivadas e comprometidas a alcançar os objetivos propostos.
Em uma boa liderança os líderes tomam atitudes com base em indicadores que permitem antecipar as mudanças e prever problemas.
Tomada de decisões baseada em fatos
Apenas analisar visualmente um processo não faz com que se tenha controle sobre ele. Para isso é necessário saber se guiar e tomar decisões baseadas em informações seguras, utilizando a tecnologia para auxiliar.
Dessa forma, as análises tornam-se mais confiáveis e garantidas por terem um maior embasamento e não apresentarem meras intuições e palpites infundados.
Melhoria contínua
A intenção ao adotar uma boa gestão de qualidade é a melhoria contínua no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços que a empresa oferece, além de aumentar e destacar cada vez mais seu desempenho no mercado de trabalho.
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