Engenharia de ComputaçãoMercado de Trabalho
   
entenda-a-diferenca-entre-microeconomia-e-macroeconomia

Entenda a diferença entre microeconomia e macroeconomia

De acordo com Paul Samuelson, economia é a ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos. Algo tão vasto, para melhor ser compreendido, se divide em dois ramos: microeconomia e macroeconomia.

Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como se relacionam com o mercado?

Para este artigo preparamos informações que vão ajudar a esclarecer o que cada um representa e resolver todas as suas dúvidas. 

++ Economia: tudo o que você precisa saber sobre o curso

O que é microeconomia?

A microeconomia é a vertente das ciências econômicas que estuda o comportamento de agentes econômicos (consumidor, trabalhadores, investidores, empresas) e de mercados específicos; em suma, analisa a economia em menor escala. 

Seu principal escopo abrange questões como oferta e demanda, salários e serviços  individuais, preços de bens e serviços e fatores de produção.

Assim, sua análise é fundamental para determinar os preços de fatores de produção, como capital, mão-de-obra e demais necessidades para que um projeto seja colocado em prática e também para a determinação da melhor forma de precificar os bens e serviços oferecidos dentro da economia.

Um estudo microeconômico pode, por exemplo, ajudar a compreender como a demanda de um bem ou serviço pode afetar seu preço. 

++ Leia mais: Consultoria financeira em macroeconomia e microeconomia

O que é macroeconomia?

A macroeconomia é o ramo da economia responsável por analisá-la de forma mais ampla, estudando fatores que afetam ou podem afetar a economia regional, nacional e a nível internacional como um todo e não para empresas específicas.

Esta vertente lida com variáveis econômicas agregadas, aplicadas ao ambiente externo às empresas.

Em seu principal escopo estão questões como nível geral de preços, renda nacional, distribuição de renda e produtos, produção nacional e mundial etc.

Sua importância gira em torno da resolução de questões econômicas, como nível geral de preços, inflação e deflação, desemprego e linha da pobreza.

O estudo macroeconômico pode, por exemplo, elucidar ou estabelecer um parâmetro de como o PIB (Produto Interno Bruto) de um país pode ser afetado pela taxa de desemprego e pensar em soluções para reduzir esse impacto. 

++ Leia mais: Dicas para fazer pós-graduação em Economia

Como os conceitos de microeconomia e macroeconomia se relacionam com o mercado

O mercado econômico é composto por um conjunto de entidades, desde consumidores e empresas de portes variados até governo e outras instituições.

Assim, a microeconomia busca compreender e estabelecer uma relação sobre as decisões tomadas por algumas organizações e o impacto delas nas pessoas ao redor – empresários, consumidores, colaboradores etc.

Então, para quem quer entrar em determinado nicho do mercado, as previsões realizadas pelo estudo microeconômico são bastante valiosas.

A macroeconomia e seus apontamentos podem influenciar direta ou indiretamente a microeconomia, pois quando o assunto é investimento, mesmo em investimentos de renda variável, as ações compradas nunca estão ou estarão dissociadas da economia como um todo.

Assim, para quem está no ramo dos negócios, é bastante relevante estar cercado de profissionais capazes de avaliar fatores micro e macroeconômicos.

Para quem quer se especializar no assunto, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, oferece excelentes cursos de Graduação em Economia e em Administração, além de outros de especialização. Confira em nosso site e faça a matrícula hoje mesmo. 

Siga a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa nas redes sociais: 

Shares: