Engenharia de ProduçãoEnsino Superior
   
engenharia-de-producao-e-seguranca-do-trabalho

Por que os Estados Unidos não usam urnas eletrônicas nas eleições?

Você já ouviu falar em Segurança do Trabalho?

Explicando de forma simplificada, é um conjunto de medidas de prevenção que visa proteger o trabalhador na execução de suas funções.

Isto não vale apenas para atividades manuais e operacionais, mas para prevenir qualquer tipo de acidente dentro das dependências de uma empresa. Por exemplo, uma escada sem qualquer mecanismo antiderrapante ou o aparecimento de doenças decorrentes das atividades executadas. 

Assim, com o surgimento de legislações trabalhistas, normas regulamentadoras, decretos e portarias específicas que visam garantir o cuidado com os prestadores de serviço, também foi necessário o aparecimento de cursos voltados para o aprimoramento deste setor ou a adição de disciplinas a cursos já existentes.

Um desses exemplos pode ser notado na graduação de Engenharia de Produção. É possível que você esteja se perguntando como essas duas áreas se relacionam, não é mesmo?

Nós explicamos! Confira e saiba mais.

Como a segurança do trabalho se relaciona com o curso de Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é a área de conhecimento que reúne disciplinas focadas na melhoria de sistemas produtivos, auxiliando assim na otimização e no desenvolvimento de atividades de empresas de qualquer setor e tamanho.

++ Engenharia de produção: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Qualquer projeto que envolva a criação de um novo produto ou a forma de fazê-lo, sua viabilização e a distribuição dos insumos necessários para sua concretização, necessita da ajuda de um engenheiro de produção.

Neste aspecto o produto deve ser entendido como um conjunto de atributos, tangíveis ou não, constituídos para atender às necessidades de alguém, podendo ser negociado e convertido em mercadoria. 

Um exemplo bastante simplório, mas muito útil para ajudar na compreensão da relação  de ambos os setores podem ser as cadeiras. 

Imagine que os colaboradores de uma empresa façam escaladas de 12 horas de trabalho sentados na frente de um computador.

++ Gostou do conteúdo? Veja mais publicações do nosso blog

Para que não desenvolvam problemas de coluna e doenças derivadas, é preciso uma cadeira ergonômica, confortável, adaptada para este tipo de necessidade, conferindo segurança física e bem-estar no ambiente de trabalho.

Um Engenheiro de Produção, que tem em seus conhecimentos uma mescla das ciências exatas e do design, desenvolveria o projeto de produção deste tipo de cadeira. 

De acordo com o Professor e Coordenador de Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, Marcelo Dias, o tema Segurança do Trabalho ocupa lugar central dentro das organizações.

“Seja em um ambiente fabril, na área de serviços ou mesmo na área de pesquisa, segurança no trabalho está relacionada com seguir corretamente as leis trabalhistas e utilizar o que há de mais moderno na engenharia de produção, como sensores de segurança e dispositivos que utilizam Inteligência Artificial que podem prever que determinado colaborador está muito cansado, por exemplo, e é hora de fazer uma pausa. Consequentemente aumenta-se a produtividade no trabalho e o bem-estar do colaborador, resultando em um trabalho com maior qualidade final e segurança para a empresa e para os trabalhadores”, destaca.

Assim, o objetivo principal é simples e direto: garantir que o trabalho seja executado de forma segura, em um ambiente consequentemente mais humanizado e resguardar os empregadores contra os mais diversos processos trabalhistas. 

++ Estude na ESEG! Veja como participar do nosso processo seletivo com bolsa e outras formas de ingresso

É possível trabalhar na área de segurança do trabalho sendo um engenheiro de produção?

A resposta para esta pergunta é SIM! Ao se formar em Engenharia de Produção e, principalmente, se aprimorar em Segurança do Trabalho, é possível se dedicar a ajudar as empresas e trabalhadores a garantirem um local que preze pela saúde, bem-estar e produtividade.

Dentre as diversas funções e atuações de um Engenheiro de Produção estão:

  • Realização de procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas e minimizar os custos; 
  • Descobrir maneiras de produção ou produtos que apresentam máxima eficiência; 
  • Comunicação com os clientes sobre especificações do produto, os fornecedores sobre compras, os gerentes sobre a capacidade de produção e os times sobre o status do projeto trabalhado; 
  • Projetar sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão aos padrões de qualidade.

Aqui na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa você encontra um excelente Curso de Graduação em Engenharia de Produção. Estude conosco e decole para uma carreira sem limites.

Siga a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa nas redes sociais: 

Shares: