Qual a diferença entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e T.I.?
Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Tecnologia da Informação: qual será a diferença entre esses cursos e qual deles combina mais com você e seus objetivos de graduação?
Neste artigo preparamos um conteúdo especialmente para que você entenda as principais diferenças e o que se aprende em cada um, podendo, assim, decidir por qual caminho seguir.
O que se estuda em Ciência da Computação?
O curso de Ciência da Computação tem como objetivo principal formar profissionais qualificados para desenvolver diferentes programas e sistemas de informática.
Nas palavras do professor Rodrigo Monteiro de Aquino, docente e coordenador do curso de Engenharia de Computação na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa: “na Ciência da Computação, o aluno terá o aprendizado mais direcionado ao estudo de técnicas de desenvolvimento de software e otimização de algoritmos, permitindo que o aluno formado seja capaz de interpretar e melhorar processos computacionais”.
O conhecimento para isto é transmitido por meio de diferentes metodologias, técnicas, instrumentos computacionais e aplicações tecnológicas, que tem como foco melhorar a automatização de processos e desenvolvimento de soluções de processamento tanto para entrada quanto para a saída de dados.
Quem tem um diploma nesta área pode atuar como: desenvolvedor e arquiteto de software, gerente de TI ou, dependendo das demais formações, um pesquisador em instituições públicas e privadas.
O que se estuda em Engenharia de Computação?
Na graduação de Engenharia de Computação o foco principal é formar profissionais capazes de desenvolver e planejar softwares e hardwares.
Mas o que seria um hardware e um software?
O hardware consiste na parte física do computador, em suas estruturas, componentes e seus periféricos, como teclado, mouse e monitor. Ou seja, é o planejamento e execução do que será o “corpo” do computador.
Já o software é o conjunto de componentes lógicos de um computador, como um sistema de processamento de dados, programas e instruções que controlam seu funcionamento. Você pode encarar como se fosse a mente da máquina.
Durante um curso de Engenharia de Computação, o aluno irá aprofundar principalmente seus conhecimentos em eletrônica digital, tecnologia de programação, inteligência artificial, engenharia de software e organização do hardware.
Uma das principais atuações que poderá ter no mercado é na integração de circuitos eletrônicos das máquinas de uma empresa e no desenvolvimento das placas de ligação entre o equipamento. Poderá atuar também no desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para a indústria.
O que faz um profissional de Tecnologia da Informação (TI)?
No curso de Tecnologia da Informação, o objetivo é formar profissionais qualificados para atuar dentro de empresas ou de forma autônoma com sistemas já desenvolvidos e definidos.
Sabe aquela pessoa que resolve os “bugs” que dão no sistema da empresa enquanto você está trabalhando, que arruma os erros de processamento de sites, proteção dos dados e tudo mais? Esse é o profissional de T.I.
Quais as diferenças entre Ciência da Computação, Engenharia de Computação e T.I.?
Como você pôde notar, embora os três cursos façam parte de uma área semelhante, seus objetivos e utilidades são diferentes.
De maneira simplificada, na Ciência da Computação são desenvolvidos softwares, programas e aplicativos que atendam as necessidades dos usuários.
A Engenharia de Computação envolve o trabalho e sintonização entre corpo e mente da máquina, a inteligência humana trabalhando para criar uma inteligência artificial que esteja a seu favor.
O professor da ESEG, Rodrigo Monteiro de Aquino, explica que o curso de Engenharia de Computação é o mais abrangente, uma vez que aborda teorias físicas e matemáticas e aplica diversos destes conhecimentos em disciplinas como circuitos elétricos e eletrônica. “O curso permite ao aluno um forte embasamento teórico que poderá desenvolver desde projetos de planejamento e a construção de computadores até a criação de sistemas para integrar hardwares e softwares e para a produção de equipamentos”, destaca.
Já a Tecnologia da Informação é para quem gostaria de se tornar um especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados. Segundo o professor, o estudante aprende a administrar recursos e sistemas computacionais desenvolvidos. Metodologias modernas de desenvolvimento e gestão contínua dos recursos sistêmicos e computacionais também fazem parte do aprendizado desta área.
E aí, conseguiu entender a diferença? Já se decidiu sobre o que cursar?
Na ESEG temos uma excelente Graduação em Engenharia de Computação e ótimos cursos de MBA voltados para tecnologia. Saiba mais em nosso site e confira as datas do nosso vestibular.