Descubra o que é trabalhabilidade
Um estudo encomendado pela Dell Technologies ao Institute For The Future mostrou que 85% das profissões do mercado em 2030 ainda não foram criadas. Diante dessa informação, surge uma dúvida: como se preparar para o mercado de trabalho em um cenário que está em constante transformação? A resposta pode estar no conceito de trabalhabilidade, que vamos explicar a seguir. Confira!
O que é trabalhabilidade?
O termo trabalhabilidade surgiu na virada do milênio, junto à transformação digital, que tornou o mercado de trabalho mais dinâmico, volátil e concorrido. Podemos defini-la como a capacidade de aplicar habilidades, conhecimentos e características pessoais para gerar trabalho e, consequentemente, renda.
Qual é a diferença entre trabalhabilidade e empregabilidade?
Podemos afirmar que a empregabilidade está relacionada às características que aumentam as chances de uma pessoa conseguir um bom trabalho formal, como uma formação superior, conhecimento em línguas estrangeiras ou experiências profissionais prévias. De fato, esses fatores são fundamentais para ingressar em vagas concorridas, mas não garantem a permanência na empresa.
Por sua vez, a trabalhabilidade está relacionada à capacidade de trabalhar bem em diversos cenários, lidando com os desafios do mercado de forma inovadora. Além disso, a trabalhabilidade amplia o conceito de empregabilidade para as diferentes formas de gerar trabalho e renda, considerando a capacidade do indivíduo de empreender, por exemplo.
Resumindo, a trabalhabilidade visa atender a um mercado que, cada vez mais, precisa de profissionais adaptáveis, flexíveis e inovadores.
Como desenvolver a trabalhabilidade?
Diante de todas as transformações pelas quais o mercado de trabalho está passando, é muito importante que o profissional esteja preparado para encarar os desafios futuros. Assim sendo, buscar novos conhecimentos, desenvolver habilidades, trabalhar a inteligência emocional e ser flexível são alguns elementos necessários para se manter competitivo no mercado.
Confira algumas dicas para desenvolver a trabalhabilidade:
- invista em autoconhecimento;
- busque aprender coisas novas constantemente;
- escolha funções que sejam alinhadas aos seus valores;
- seja questionador e mantenha o pensamento crítico;
- seja curioso;
- use sua criatividade para resolver problemas;
- valorize o trabalho em equipe;
- comunique-se com pessoas de diferentes áreas;
- aprenda técnicas de gestão de tempo;
- conheça as tecnologias em alta;
- seja organizado e resiliente;
- exercite a empatia;
- aprenda a lidar com as suas emoções.
Incentivo à trabalhabilidade na graduação
Desenvolver a trabalhabilidade em paralelo com a graduação é fundamental para se tornar um profissional de destaque. Para isso, o universitário deve ser o protagonista do seu processo de aprendizagem e buscar uma faculdade que incentive a criatividade, o trabalho em equipe e a cultura maker.
A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa mantém um Laboratório de Inovação Tecnológica desde 2017, além de contar com Núcleos de Pesquisa focados no desenvolvimento multidisciplinar em diferentes áreas. Esses espaços permitem que os alunos desenvolvam suas soft skills por meio de projetos reais e sejam valorizados no mercado.
Agora que você já sabe o que é trabalhabilidade, aproveite para ler o nosso post que mostra como se preparar para o mercado de trabalho.