DicasMercado de Trabalho
   
Voltar ao mercado de trabalho após um tempo pode ser um desafio - mas separamos dicas que podem te ajudar a superar o desafio
Como se preparar para o mercado de trabalho

Como voltar ao mercado de trabalho depois de um longo tempo afastado? Veja dicas

A Pandemia de COVID-19 representou diversos desafios para a população. Além das mortes, afastamentos e questões sociais, os níveis de desemprego atingiram, em 2020, a maior média histórica do Brasil (IBGE). Foi um tempo desafiador, mas passou e, em 2024, o país conseguiu a menor taxa histórica da década, e o mercado de trabalho está aquecido!

Mas existe algo a se pensar: a dificuldade de voltar ao mercado de trabalho depois de um longo tempo afastado. Uma pesquisa publicada pelo Instituto de Economia do Trabalho da Bélgica em 2017 mostrou que, quanto mais tempo desempregado, mais difícil é a recolocação no mercado de trabalho. Mas não é impossível!

Existem diversos motivos pelos quais as pessoas se afastam do mercado de trabalho: uma demissão sem recontratação rápida, dificuldade de achar vagas condizentes com a senioridade e salário, volta de licença-maternidade, doenças familiares ou pessoais, ou diversos outros motivos. Mas há como voltar.

A era da internet facilitou a busca por emprego e as oportunidades de chegar aos candidatos – e aos empregadores. Desde 2015, de acordo com a Exame, a internet é o lugar mais usado para buscar empregos: 80% das pessoas o fazem digitalmente (Catho, 2020). É por isso que vamos te dar dicas de como voltar ao trabalho depois de um longo tempo afastado. 

Procure alternativas na área

Uma das maneiras de voltar ao mercado de trabalho é procurar alternativas além da sua área. E isso nem necessariamente significa uma mudança radical: às vezes, é possível fazer pequenas transferências de funções mas seguir naquilo que atuou e sabe que é bom. Uma pessoa formada em Direito, por exemplo, que sempre atuou em advocacia, pode migrar para o direito empresarial. A pessoa formada em boas faculdades têm o know-how de atuação, basta se aplicar.

Mudar de área pode, também, alterar seu cargo de senioridade. Porém, muitas vezes entrar em uma área como júnior pode ser vantajoso para alguém, e constar como uma alternativa para galgar carreiras. É importante, no entanto, sempre mostrar sua capacidade: caso tenha nenhuma ou pouca experiência na área, procure empregos freelancer ou pro-bono para poder aumentar seu portfólio e dar mais confiança para quem vai te contratar

Procure por tendências do mercado

O mundo muda o tempo inteiro – e o mercado de trabalho, também. Por exemplo, se há cinco anos mal usávamos IA generativa, hoje ela está até dentro do WhatsApp. É importante entender o que surge e o que as empresas procuram nos profissionais,

Uma dica é olhar descrições de vagas para entender o que as empresas contratantes da sua área buscam. A discriminação de responsabilidades e exigências vai te dar muito do que você precisa ter para avançar em processos seletivos. 

Sempre procure melhorar

Crescer nunca é demais. Para manter-se aquecido no mercado de trabalho e ocupar uma cadeira sonhada, é importante sempre melhorar. Algumas maneiras de fazer isso é buscar por cursos, gratuitos ou pagos, em diversas plataformas.

Considerando a dica de cima, as vagas podem ainda te ajudar e indicar um caminho do que você pode aprender para dar um “up” no currículo. 

Desenvolva-se além da sua área

O mundo digital oferece oportunidades amplas e, também, extremamente específicas. Por isso é importante sair do bê-a-bá da sua área e ter capacidades que te diferenciam em vagas gerais e te tornem apto a preencher vagas mais nichadas.

Um exemplo disso: você, caso seja administrador, pode expandir sua carreira em diversos pontos não diretamente associados. Por que não fazer um curso de Power BI e aprender a registrar e analisar dados para gerar insights preciosos para uma empresa ou time? Ou, talvez, estudar Neurociência para entender o que os clientes precisam? Até mesmo um curso de programação básica pode ser útil, pois ajuda a identificar falhas e potenciais melhorias dentro do ambiente de trabalho.

Procure instituições de valor e peso para sua educação

Educação nunca é demais, e uma boa educação é um dos melhores potenciais para o mercado de trabalho. Instituição consagradas podem ser a diferença para um currículo memorável, pois o recrutador conhecerá melhor a tradição e qualidade do lugar ao ver o nome.

A Faculdade ESEG, por exemplo, faz parte do Grupo Etapa, um dos maiores e mais tradicionais grupos educacionais do Brasil e de São Paulo. A qualidade de ensino do Etapa é referência educacional, e a Faculdade ESEG garante o ensino forte da marca.

Nossa faculdade reforça o compromisso de qualidade do Etapa.

Siga a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa nas redes sociais: 

Shares: