DireitoEnsino Superior
   
areas-do-direito-tendencias-para-o-futuro

Quais as áreas do Direito são tendência para o futuro?

Parte das vagas mais concorridas do Brasil são relacionadas às áreas de Direito, principalmente pelo bom reconhecimento, amplo mercado de trabalho, salários atrativos  e variadas possibilidades de atuação.

Muitos pensam que o Direito se restringe apenas às áreas civil, penal, empresarial e tributária. 

No entanto, não é bem assim. Atualmente existem as mais diversas áreas em que se faz necessário ter um advogado especializado atuando e algumas têm se destacado como mais promissoras que outras para os próximos anos.

Confira aqui algumas especializações que são tendências para o futuro do mercado de trabalho dos advogados.  

Direito Digital

Com o crescimento do mundo digital – como, por exemplo, redes sociais, e-commerces, e-mails -, dados de pessoas e empresas circulam na internet a todo o momento e ficam vulneráveis a acessos indevidos, correndo o risco de ter sua privacidade violada.

O Direito Digital surgiu especialmente para estabelecer normatizações e regras em relação ao uso do ambiente virtual, além de oferecer uma proteção legal das informações contidas nesses espaços, inclusive em aparelhos eletrônicos.

Um exemplo recente disso foi o estabelecimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê diversas exigências para as instituições que geram bases de dados, com o intuito de proteger terceiros.

Para se ter ideia da importância que esta área tomou, hoje já existem delegacias com divisão de crimes cibernéticos, que vão desde roubo de dados e informações à falsidade ideológica e apologia ao crime por meios virtuais.

Direito Ambiental

A partir da preocupação em assegurar um desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente como um todo, a preservação das espécies e a qualidade de vida, este ramo do Direito se tornou um dos mais promissores e necessários.

Seus instrumentos legais tratam de aspectos ecológicos, econômicos e também sociais, transformando as relações governamentais, empresariais e pessoais com os ecossistemas. 

No Brasil não há uma legislação ou código único que trate especificamente do Direito Ambiental e as leis foram se aprimorando conforme a conscientização e necessidade de proteção cresceram. 

Os profissionais que escolhem esta especialização podem trabalhar em ONGs e empresas públicas e privadas, atuando em procedimentos administrativos, prestação de consultoria pública, emissão de pareceres e outras questões que envolvam o ser humano e o meio ambiente.

Áreas do Direito – Compliance jurídico

A origem da palavra “compliance” vem do termo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem ou um conjunto de regras. 

No meio corporativo, este setor atua para que a integridade corporativa, bem como as regras estabelecidas pelas diretrizes de determinada empresa estejam sempre em conformidade. 

Mas como o setor jurídico se relaciona com compliance?

Sua vertente jurídica tem como objetivo principal padronizar os processos de uma empresa para que, dessa forma, os riscos sejam reduzidos e todas as suas práticas sejam norteadas seguindo tipos de legislação, normas técnicas, normas de segurança etc. 

Assim, tal prática tem se expandido nos meios corporativos e exigido profissionais competentes para exercer a função. 

O advogado especializado em compliance assume responsabilidades em relação às regras internas, legislações trabalhista, tributária e societária, gestão de qualidade e gestão de conflitos, ou seja, é um meio bastante promissor para quem quer uma carreira forte. 

´´Áreas do Direito e tecnologia: Startup jurídica e Inteligência Artificial

Também conhecidas como lawtech e legaltech, as startups jurídicas são empresas inovadoras, como uma startup deve ser, que têm seus modelos de negócios focados principalmente em detectar as principais lacunas do setor jurídico e criar soluções para preenchê-las. Aliada aos conceitos de tecnologia, está entre as áreas do direito com maior destaque para o futuro.

É possível dizer que a inteligência artificial e a tecnologia são fatores intrínsecos na existência deste tipo de empresa, visto que as que mais se destacam no mercado desenvolvem e aplicam a inteligência artificial para solucionar os problemas.

Imagine um software que sirva como uma ferramenta administrativa de apoio que torne o trabalho do advogado mais organizado e eficiente. 

Agora pense neste mesmo software indo muito além do que seria uma mera ferramenta e sendo um programa capaz de auxiliar nas ações de consultoria e representação jurídica. Isso seria a inteligência artificial agindo no Direito. 

Tais soluções permitem que dados de processos, informações estratégicas de defesa e acusação, por exemplo, sejam processados de maneira muito mais rápida, reduzindo a demanda de tempo nas consultas de bancos de dados. 

Startups jurídicas podem melhorar o fluxo de trabalho dos escritórios de advocacia e de outras empresas que possuem um setor dedicado a esta área, reduzir custos para os advogados, aumentar a eficiência e oferecer ao público soluções mais simples e transparentes.  

Ser um profissional da advocacia com conhecimentos em tecnologia e no funcionamento do tipo de empresa citado neste tópico pode ser o passaporte para uma carreira promissora.

 

Na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, oferecemos um excelente curso de Graduação  em Direito, com nota máxima no MEC, além de cursos de pós-graduação e MBA que podem te ajudar a conseguir sua especialização.

Shares: