AdministraçãoDicas
   
O marketing clássico pode ser um grande aliado na administração de empresas; conheça alguns conceitos essenciais

Conceitos do marketing clássico para aplicar na administração de empresas

O marketing é um conjunto de estratégias amplamente utilizadas para promover produtos e serviços. Mesmo em um cenário de constantes mudanças no comportamento do consumidor e em ferramentas tecnológicas, conceitos fundamentais do marketing continuam sendo  base para o sucesso de muitas empresas. Neste artigo, vamos explorar como esses conceitos mais clássicos podem ser aplicados na administração de empresas e como o curso de Administração da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, oferece a formação ideal para dominar essas práticas essenciais. ++ Leia mais: Estratégias de marketing e sua aplicação no marketing digital Veja conceitos de marketing para te ajudar na administração de empresas:

1. Marketing Mix: produto, preço, praça e promoção

O Marketing Mix, também conhecido como os 4Ps, é um dos conceitos mais emblemáticos do marketing clássico. Consiste em quatro pilares que uma empresa deve equilibrar para garantir sucesso no mercado:
  • Produto: oferta de bens ou serviços para atender às necessidades dos consumidores.
  • Preço: a política de preços deve refletir o valor percebido pelo cliente e, ao mesmo tempo, garantir a rentabilidade da empresa.
  • Praça (lugar): a escolha dos canais de distribuição mais eficazes para levar o produto ao consumidor final.
  • Promoção: estratégias de comunicação para promover e tornar o produto conhecido.
No curso de Administração da Faculdade ESEG, os alunos aprendem a dominar essas ferramentas, entendendo como aplicá-las na prática para impulsionar o crescimento de uma empresa. Nossas disciplinas de marketing integram teoria e prática e preparam futuros administradores para decisões assertivas e estratégicas.

2. Segmentação, Targeting e Posicionamento (STP)

Outro conceito fundamental do marketing é a segmentação de mercado ou divisão em grupos de consumidores com necessidades e comportamentos semelhantes. A partir disso, as empresas definem um targeting (ou público-alvo) e direcionam suas ações para um grupo específico. Por fim, o posicionamento refere-se a como uma marca deseja ser percebida pelos consumidores e se diferenciar da concorrência. ++ Leia mais: Qual a relação entre Gestão de Marketing e Administração? No curso de Administração da ESEG, os alunos aprendem a realizar uma análise criteriosa do mercado e identificar oportunidades para desenvolver estratégias de marketing direcionadas. As técnicas de STP aplicam-se em estudos de casos reais, garantindo a formação prática e inovadora.

3. Pesquisa de Mercado

O marketing enfatiza a importância da pesquisa de mercado para entender preferências dos consumidores e tendências do setor. Pesquisas de mercado permitem a administradores tomar decisões assertivas sobre o desenvolvimento de novos produtos, campanhas promocionais e estratégias de preço. Saber usar ferramentas modernas de análise de dados e comportamento do consumidor é indispensável para uma administração de empresas efetiva. Decisões baseadas em dados concretos são fundamentais para a competitividade no mercado.

4. Comportamento do consumidor e psicologia das compras

Entender o comportamento do consumidor é outro pilar do marketing. Saber o que motiva o consumidor a tomar decisões de compra é indispensável para definir estratégias de marketing bem-sucedidas. A psicologia do consumidor é outro campo para prestar atenção, pois envolve aspectos emocionais, sociais e culturais influenciadores em decisões de compra. A compreensão do consumidor é uma competência valiosa que pode ser aplicada em diferentes áreas da administração. ++ Leia mais: Quem faz Administração pode trabalhar com Marketing?

5. Como a faculdade de Administração na ESEG potencializa sua carreira?

Saber aplicar conceitos de marketing é essencial para um bom gestor e administrador. No curso de Administração da Faculdade ESEG, os alunos aprendem sobre teorias de marketing enquanto aplicam esse conhecimento em situações do mundo real. Nossa formação é para o que importa: o melhor posicionamento no mercado de trabalho. Por isso, focamos na prática e aplicamos estudos de caso, simulações de mercado e projetos para incentivar a inovação e a análise crítica. Além disso, o curso oferece uma visão abrangente da administração e incluiu áreas como finanças, recursos humanos, logística e estratégia empresarial. Isso garante aos alunos da ESEG estarem preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com uma visão completa e estratégica essencial para o sucesso na administração de empresas.  
Conceitos do marketing clássico como Marketing Mix, STP, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor são muito importantes para a boa administração de empresas. Entender uma promoção eficaz do que você vende é base para estratégias eficazes aptas para serem aplicadas em diversos contextos empresariais.  Se você tem o sonho de ser um profissional qualificado e pronto para os desafios do mercado de trabalho, o curso de Administração da Faculdade ESEG é a escolha certa para sua carreira. Clique aqui e saiba mais sobre o bacharelado em Administração.

Siga a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, nas redes sociais: 

Shares: