Mercado de Trabalho
   

Cursos livres: saiba o que são e por que investir neles

Quando se fala em desenvolvimento profissional, é normal sentir que precisamos de um impulso. Nesse momento, podem surgir algumas dúvidas, como: onde buscar atualização? O que o mercado espera dos candidatos? Qual caminho seguir? Uma alternativa interessante durante essa jornada de qualificação são os cursos livres.

Seja qual for a profissão escolhida, é sempre importante aperfeiçoar habilidades e conhecimentos. Por essa razão, em complemento à formação obtida com a graduação, vale muito a pena investir em cursos extras.

Para se manter mais informado sobre as possibilidades de educação extracurricular, acompanhe este post e entenda o que são os cursos livres e como eles podem contribuir para sua carreira.

O que o mercado exige dos novos profissionais?

Por que será que tantas pessoas formadas e com excelentes currículos ainda estão à procura de um espaço no mercado? Podemos atribuir esse fenômeno à crise nacional, à escassez de oportunidades de trabalho, à alta exigência dos empregadores e ao grande número de concorrentes por vaga. Da mesma forma, podemos destacar um ponto que nem todos os profissionais observam: a necessidade de atualização.

Claro que todos esses fatores estão relacionados, uma vez que a crise econômica levou as corporações a reduzirem seus quadros de colaboradores. Com poucas possibilidades de contratação, as empresas passaram a exigir um perfil mais específico dos candidatos para, assim, diminuir os riscos e os custos de contratar profissionais não alinhados aos objetivos da organização.

Além disso, o mercado de trabalho passa por constantes mudanças. Trata-se de um cenário que sempre se reconstrói e, como consequência, também exige que os novos profissionais acompanhem essas transformações e reciclem o conhecimento técnico, principalmente na área de tecnologia. Nesse sentido, a bagagem teórica adquirida na faculdade precisa de certos complementos, com foco mais prático e atual.

Essa necessidade de requalificação deu força aos cursos livres, com conteúdos mais diretivos e voltados para diversos segmentos. Essa modalidade de aprimoramento profissional se tornou tão valorizada que até grandes instituições de ensino começaram a disponibilizar formações rápidas para o público em geral.

Qual a importância e as vantagens dos cursos livres?

Os cursos livres estão incluídos na educação profissionalizante e são indicados para pessoas que queiram dar um upgrade em seu repertório técnico, desenvolver um conhecimento novo ou mesmo se preparar para iniciar a vida profissional. É grande a procura por essa modalidade de aprendizado, justamente por se tratar de um aperfeiçoamento rápido e acessível.

Os cursos livres são opções de capacitação bastante valorizadas pelo mercado e acrescentam um peso significativo ao currículo, desde que o profissional saiba fazer um uso prático de seu aprendizado, é claro.

Antes de depositar seu tempo em um novo compromisso, mesmo que seja breve, é sempre aconselhável avaliar as vantagens desse investimento. Portanto, veja alguns pontos favoráveis de se dedicar aos cursos livres.

Autonomia

Na modalidade livre, você tem autonomia tanto para gerenciar seu tempo de estudo quanto para escolher os conteúdos que quer aprender. É possível aperfeiçoar o currículo em um período de poucas horas.

Assim, não há tanta autocobrança e nem atividades rigorosas para avaliação de desempenho. Mas vale lembrar que a dedicação é proporcional ao aproveitamento prático do conhecimento.

O aluno também tem liberdade para definir quais temas ele quer estudar. Isso porque existem cursos livres sobre os mais variados assuntos e relacionados a todos os tipos de profissão.

Desse modo, é possível ter acesso a um conteúdo específico de seu interesse, além de descobrir com quais áreas você tem mais afinidade e em quais delas gostaria de atuar.

Flexibilidade de horário

Os cursos livres são bastante acessíveis e podem ser realizados durante as férias acadêmicas, o que é uma ótima opção para quem tem a rotina atribulada e pouco tempo para dedicar aos estudos.

Formação em curto tempo

Não há uma carga horária específica para os cursos livres. Há opções que você pode finalizar em pouquíssimas horas, enquanto para outras é preciso programar um período de alguns dias ou semanas para completar todo o conteúdo. Mas, em geral, são formações de curta duração que não comprometem muito a rotina do aluno e que possibilitam crescimento intelectual e profissional em pouco tempo.

Certificações de aprendizado

Nesse caso, também não há uma regra geral. Existem cursos que fornecem certificado e outros não. Mas esse não deve ser um fator decisivo na sua escolha, principalmente porque as empresas querem a aplicação prática do seu conhecimento e não apenas uma certificação impressa.

Também é importante atentar para a questão da credibilidade. Isso porque a internet dispõe de um fluxo muito grande de informações, mas nem todos os conteúdos são fundamentados com informações seguras. Isso significa que, dependendo do curso, nenhum valor será acrescentado à sua formação.

Enriquecimento do currículo

Como acabamos de dizer, é preciso tomar cuidado com a confiabilidade dos nomes vinculados à sua capacitação. De nada adianta listar dezenas de cursos livres no currículo se a maioria foi realizada em portais desconhecidos ou de confiança duvidosa.

Por outro lado, completar o currículo com cursos que atestam a diversidade do seu conhecimento e o domínio técnico em temas específicos é algo que valoriza o perfil do profissional, chama a atenção dos recrutadores e coloca o candidato em posição de vantagem em um processo seletivo.

Atualização profissional

Por fim, juntamente com o peso no currículo vem a atualização e a reciclagem de teorias e práticas. Nesse sentido, os cursos livres são uma ótima ferramenta. Isso porque são conteúdos atuai, que sempre passam por reformulação e acompanham tudo o que há de novo no mercado — tendências e metodologias de trabalho, recursos tecnológicos etc.

Essa inovação constante garante que o aluno tenha acesso às informações mais atuais sobre o assunto estudado — diferentemente da graduação, que precisa seguir uma estrutura curricular mais generalista e menos flexível.

Portanto, o profissional que quer se manter atualizado pode apostar sem medo nos cursos livres — seja para aperfeiçoar um conhecimento técnico, seja para acompanhar uma tecnologia recente ou ainda ampliar a bagagem teórica e refinar habilidades.

Compreendeu a importância de se atualizar e complementar o aprendizado com a educação livre? E que tal conhecer um pouco mais sobre essas opções e realizar alguns cursos de férias? Aproveite essa oportunidade para melhorar sua qualificação e ganhe destaque no mercado!

Shares: